A contribuição do diagnóstico para traçar a estratégia da empresa – Estudo de caso de uma empresa de confecção
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p23Palabras clave:
Gestão de Design, Diagnóstico, CompetitividadeResumen
O presente artigo resgata o conceito de design em seus diferentes ditos esclarecendo as relações entre doutrinas e práticas da atuação dos designers, relacionando a fatores gerenciais e ao desempenho e contribuições da Gestão do Design dentro das organizações. Como auxílio da exemplificação das atividades de gestores de design, utiliza-se do diagnóstico como um método de verificação da situação atual de uma empresa de confecção, com o objetivo de obter informações necessárias para realização de planejamentos e estratégias que devem ser aplicadas através de ações de Gestão de Design visando valorizar e beneficiar à empresa diante do mercado.
Descargas
Citas
CÂMARA, Jairo José; DIAS MONTEIRO, Roberta C.; ALVES OLIVEIRA, Williane; LIMA MENDONÇA, Lílian; DIAS BOTELHO, Róber. A gestão do design na concepção de novos produtos e a diferenciação metodológica. Actas de Diseño, Buenos Aires, v. 3, p. 84-87, 2007.
COSTA, Isabel León Bacil. Diagnóstico da inserção de gestão de design em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul através de uma análise estatística multidimensional. 2010. 187p. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
DELGADO, Natalia Aguilar. A inovação sob a perspectiva do Desenvolvimento Sustentável: Os casos de uma cooperativa de laticínios brasileira e de outra Francesa. 2007. 230 p. Monografia (Mestrado Administração – Gestão de Tecnologia e Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
DEMARCHI, Ana Paula Perfetto. Gestão estratégica de design com a abordagem de design thinking: proposta de um sistema de produção do conhecimento. 2011. 302p. Tese (Doutorado - Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis.
FUJITA, Carolina Taeko; BECKER, Alessandra D.; KISTMANN, Virginia B. Competitividade e gestão do design com foco no consumidor. In: 2010 - 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: P&D Design, 2010. p. 657-667.
LOPES, Edney; AGUIAR, Flávio; JUNIOR, Glaucio; GUILHERME, João; PRADO, Warlei. Diagnóstico Organizacional. Belo Horizonte: Faculdade Novos Horizontes, 2008. Disponível em: http://www.unihorizontes.br/ proj_inter20081/adm/empresa_beta.pdf. Acesso em: 10 jul. 2013.
MACRI, Renato Domingues Záccaro; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design em uma empresa do ramo de chocolates: proposição de ações de Gestão de Design estratégico com base em
diagnóstico para consolidação da marca. Projética, Londrina, v. 1, n.1, p. 5-25, dez. 2010.
MAGALHÃES, Claudio de Freitas. Design estratégico – Integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro: SENAI, 1997.
MANUAL de Gestão do design. Centro Português de Design. Portugal, 1997.
MARTINS, Rosane F. F.; MERINO, Eugenio Andrés D. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.
MOZOTA, Brigitte Borja. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto alegre: Bookman, 2011.
NETO, A.; TEIXEIRA, J. M.; MERINO, E. A. D. A contribuição da gestão de design na valorização de grupos produtivos de pequeno porte vinculados à origem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 9., 2009, Bauru. Anais... Bauru, 2009. p. 601-607.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, jul./dez. 1996.
ODA, Luciana Sayuri. Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPES. 2010. 140 p. Monografia (Mestrado Design - Gestão Estratégica de Design) - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis.
RECH, S. R. Cadeia Produtiva da Moda: um modelo conceitual de análise da competitividade no elo confecção. 2006. Tese (Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
RODA, R.; KRUCKEN, L. Gestão do design aplicada ao modelo atual das organizações: agregando valor a serviços. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 6., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado, 2004.
SILVA, Cláudio Henrique da. Balanced scorecard como ferramenta para gestão estratégica de design. 2009. 206 p. Monografia (Mestrado Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis.
TERENCE, A. C. F.; ESCRIVAO FILHO, E. Elaboração do planejamento estratégico: estudo e aplicação de um roteiro em pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa - RMPE, Campo Limpo Paulista, v. 1, p. 35-52, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.