The Imperator brand: memory and brand building
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp179Keywords:
Affective memory, Symbolic values, Brand imageAbstract
This paper aims to briefly present the study of the Imperator brand – João Nogueira cultural center, in Rio de Janeiro – regarding aspects that go beyond its visual identity and values. Topics of interest include what the brand represents, how the brand image is perceived and built by visitors, and the brand symbolic value, which is so powerful it is embraced by the northern part of the city. The study of brand recognition and distinction covers the affective memory, the brand history, and the construction of new meanings based on the current cultural status of the brand and the relationship with users. In addition to that, this paper aims to identify qualitative aspects that convey the meaning of the brand, and – beyond the visual sense – to analyze the symbolic relationships through Semiotics.Downloads
References
BATEY, Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
CENTRO Cultural João Nogueira. Projetos, São Paulo, v. 145, n. 2, 13 jan. 2013. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/ projetos/13.145/4641. Acesso em: 20 abr. 2016.
COSTA, Joan. A imagem da marca. São Paulo: Rosari, 2011.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, Suplemento Literário, p. 5, 22 jan. 1956. Arquivo Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 11 abr. 2016.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega; ANDRADE, Charles Albert. Origens dos shoppings centers no Brasil: a primeira onda de shoppings nos anos 1960 e 1970. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2010. p. 5.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos, Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 149- 161, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n24/04.pdf. Acesso em: 2 nov. 2016.
JAZRA, Gustavo. IAB-RJ divulga vencedores de sua 50ª Premiação Anual. PINI WEB, 11 jan. 2013. Disponível em: http://piniweb.pini.com.br/construcao/ arquitetura/premiacao-iab-rj-276308-1.aspx. Acesso em: 20 abr. 2016.
JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, p. 9, 21 maio 1954. Arquivo Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_07&pasta=ano%20195&pesq=cine%20Imperator. Acesso em: 11 abr. 2016.
MESSEDER, Carlos Alberto. Um olhar sobre a política cultural carioca e o audiovisual. Rio de Janeiro: E-papers, 2016. v. 1.
NEUMEIER, Marty. The brand gap: o abismo da marca. Como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.
NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Ed. 2AB, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/ article/viewFile/12101/8763. Acesso em: 3 abr. 2017.
NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensioralidade. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
RUSSO, Beatriz; HEKKERT, Paul. Sobre amar um produto: os princípios fundamentais. In: MONTALVÃO, Cláudia; DAMAZIO, Vera (Org.). Design ergonomia emoção. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
ÚLTIMA HORA. Rio de Janeiro, p. 8, 13, maio 1957. Arquivo Biblioteca Nacional. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2016.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
ZAREMBA, Isabela. Imperator: a história do lugar que marcou e ainda marcará muitas gerações. 2012. Disponível em: https://agendaculturalrj.wordpress. com/2012/11/08/imperator-a-historia-do-lugar-que-marcou-e-aindamarcara-muitas-geracoes/. Acesso em: 18 abr. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.