Design of products and toys for children with visual impairment
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p125Keywords:
Toys, Product design, Children with visual impairmentAbstract
Toys are artifacts of significant importance during childhood. The design can contribute to the investigation of settings for this type of product so that there is easy interaction with them. This article aims to explain about the results of the test developed toys for children with visual impairment.
Downloads
References
BEZERRA, C. O designer humilde. São Paulo: Rosari, 2008.
CYBIS, J.; BETIOL, A. H.; FAUST,R. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec, 2010.
FERRES, M. S. P. Desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de usabilidade para produtos e inclusão social. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade de Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000421861. Acesso em: 24 maio 2013.
GOMES FILHO, J. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
JORDAN, P. W. An introduction to usability. London: Taylor & Francis, 2002.
LEODORO, M.P. Brincando com a ciência e tecnologia: a utilização de brinquedos na educação científica das crianças. In: MUSEU DA VIDA. Ciência & criança: A divulgação científica para o público infanto juvenil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.
LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MATTÉ, V. A. O Conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. 2009. 304 f. Tese (Doutorado) - Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Volnei-Ant%C3%B4nio-Matte.pdf. Acesso em: 15 jun. 2013.
MICHELET, A. Classificação de jogos e brinquedos – a classificação ICCP. In: MICHELET, A. O direito de brincar: a brinquetodeca. São Paulo: Scrita, Abrinq, 1992.
NIELSEN, J. Usability Engeneering. Boston: Academic Press, 1994
PAPALIA, E. D.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. O desenvolvimento humano. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2010.
NAVEIRO, R. M; ROMEIRO FILHO, E; FERREIRA, C. V. MIGUEL, P. A. C. GOUVINHAS, R. P. Projeto de produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação homem computador. São Paulo: Editora Bookman, 2005.
SANTOS, S. M. P. dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. Petrópolis: Vozes, 2006.
USABILITY Professionlas’ Association. Disponivel em: http://www.usabilityprofessionals.org/. Acessado em: 20/02/2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.