Creation and proposals for video linkage: grounds for production and analysis of editable audiovisual content
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p88Keywords:
Video Jockey, Model, VJingAbstract
The Video / Visual Jockey (VJ) handles in realtime audiovisual and light stimulations to create a hybrid,technologic and, sometimes, cathartic and ecstatic performative presentation. The VJ’s work appears inmuseums, festivals, theater plays, on the internet, television etc. This paper summarizes the results ofthe first stage of an ongoing research; considers video art and VJ’s possible speeches and languages topropose a model of content creation for VJs; this model is not as rigid structure, it’s designed to describeand articulately guide videographic experimental setting. The model covers three stages: design,planning and implementation.Downloads
References
CESTARI, Guilherme. Pesquisa, análise e conhecimentos para o Visual Jockey: fundamentos para a produção de conteúdo audiovisual editável. 2011. Monografia (Bacharel em Design Gráfico) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1997.
LAZAR, Ziv. VJ – A pseudo subculture. 2007. Disponível em: http://goo.gl/jB1XC. Acesso em: 13 jun 2011.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. v. 1. 84 p.
MORAN, Patricia. VJ em cena: espaços como partituras audiovisuais. Revista Contracampo, UFF, v. 1, p. 155-168, 2005.
MORAN, Patricia. Uma poética entre a transensorialidade e a correspondência. Revista Significação, n.33, p.63-77.
MUNARI, Bruno. Artista e designer. Lisboa: Edições 70. 2004.
PENTEADO, Rodolfo Araki. Arte generativa, live code e vjing. 2006. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias Interativas) – Centro Universitário Senac, São Paulo.
PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem e comunicação. São Paulo: Perspectiva. 1970.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Projetica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.