Design e Antropometria: Diferenciação Estratégica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p31

Palavras-chave:

Design, Gestão de Design, Antropometria, Produtos, Diferenciação

Resumo

A gestão de design, dentre suas diferentes atribuições, procura e promove informações estratégicas para o processo de design. Tais informações podem, por exemplo, focar na diferenciação dos produtos. Neste contexto, a efetiva incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos, a partir de dados estrategicamente selecionados, pode possibilitar um diferencial, do ponto de vista de forma, mercadológico e funcional, assumindo assim valor estratégico. O presente trabalho busca demonstrar, por meio de uma pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, a importância de parâmetros antropométricos para o design de produto identificando aspectos que podem ser considerados fragilidades, dentro do processo de desenvolvimento de produtos. Para tanto, parte-se de conceituações da Ergonomia e da gestão de design. Também busca evidenciar os diversos dados antropométricos disponíveis e sua validade para utilização no desenvolvimento de produtos sob enfoque da diferenciação. Conclui-se que a incorporação da antropometria no desenvolvimento de produtos permite um diferencial mercadológico, assumindo valor estratégico dentro do processo de design.

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Biografia do Autor

Rodrigo Petry Schoenardie, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Gestão Estratégica de Design na Universidade Federal de Santa Catarina.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Engenharia de Produção; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2011-12-17

Como Citar

Schoenardie, R. P., Teixeira, C. S., & Merino, E. A. D. (2011). Design e Antropometria: Diferenciação Estratégica. Projetica, 2(2), 31–42. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p31

Edição

Seção

Ergonomia e Usabilidade

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