Contribuição do Design ao Programa de prevenção e assistência ao alcoolista (PARE) à comunidade de Londrina por meio de histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p115Palavras-chave:
Design gráfico, Prevenção, História em quadrinhos.Resumo
Este trabalho contemplou o Design Gráfico, por meio de criação de Histórias em Quadrinhos produzidas pelos alunos do segundo ano do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina, contribuindo assim ao Programa de Prevenção e Assistência ao Alcoolista (PARE) à comunidade de Londrina. As atividades foram direcionadas a uma questão social relevante, atual e pertinente: a prevenção e tratamento do uso do álcool e drogas, por meio das Histórias em Quadrinhos aliada ao tratamento oferecido pelo PARE.
Downloads
Referências
CIRNE, Moacy. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. FEIJÓ, Mário. Quadrinhos em ação. São Paulo: Moderna, 1997.
FREIRE, Rosane. O. D. Historia em quadrinhos: arte ou indústria cultural? 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010
FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1975. (Obras Completas)
FREUD, Sigmund. Revista Almanach, 1927, p.9-16.
KUPPERMANN, Daniel. Ousar rir: humor, criação e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
MACHADO, José; GAUDENCI J. Heitor. Piracicaba 30 anos de humor. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
PISCATOR, Erwin. Teatro político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALCOOLISTA (PARE). Uso e abuso de substâncias psicoativas. Londrina: UEL, 2004.
TRINTA, Ramos Aluízio. História em quadrinhos e comunicação não-verbal. São Paulo, 1987.
VELLOSO, Mônica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.