Matriz Curricular

desafios para implantar disciplinas de modelagem com uso de software específico em cursos de Bacharelado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49532

Palavras-chave:

ensino de modelagem, matriz curricular, software de modelagem

Resumo

Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e objetiva analisar os desafios e inviabilidades encontrados por professores de modelagem de roupas na criação de disciplinas de modelagem com uso de software específico. Vivemos na era digital, no entanto, os cursos de Bacharelado no campo da Moda em universidades públicas, em sua maioria, disponibilizam disciplinas de modelagem na Matriz Curricular que não contemplam a técnica de Modelagem Computadorizada. Os dados para análise deste estudo foram extraídos da Matriz Curricular de 2022 e do questionário aplicado com 15 professores de modelagem de universidades públicas. A metodologia respalda-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa com finalidade exploratória, através do método de Munari (2008), baseado na resolução de problemas, que apontou subproblemas a serem investigados neste estudo. Como resultado, verificou-se que os professores têm dificuldade em negociar os contratos de licenciamento do software de modelagem, devido à indisponibilidade de verbas para atender todas as demandas do curso, sendo este o maior empecilho na criação de disciplinas de modelagem. Pressupõe-se que 90% das disciplinas de modelagem ofertadas na Matriz Curricular em universidades públicas não oferecem práticas laboratoriais com a técnica de Modelagem Computadorizada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Marcicano, USP

Engenheiro Mecânico pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado no curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo onde ministra cursos na área de tecnologia têxtil e gestão. Trabalha com os temas de pesquisas: produção de filamentos e fios, metodologia de projeto de produtos sustentáveis e têxteis eletrônicos.

Referências

AUDACES. Requisitos do computador para utilização dos sistemas Audaces. 2023. Disponível em: conteudo.audaces.com/requisitos. Acesso em: 08 jul. 2023.

BAILEY, T. Human resource management in the modern textile and apparel industries. In: BERKSTRESSER, G. A.; BUCHANAN, D. R.; GRADY, P. L. Automation in the textile industry from fibers to apparel. Manchester – EUA: The Textile Institute, 1995.

BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. Tradução: Freddy Van Camp. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: UBU Editora, 2016.

COUTO, R.M.S. Escritos sobre o ensino de Design. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 2008.

DINIS, P. M.; VASCONCELOS, A. F. C. Modelagem. In: DINIS, P. M.; VASCONCELOS, A. F. C. Modelagem tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 56-125.

DODGSON, M.; GANN, D. Inovação. Tradução Iuri Abreu. Porto Alegre RS: L&PM, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

MARANHÃO, É. A. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. 2004.

MARQUES, C. T. Do estilismo ao design: os currículos do bacharelado em moda da Universidade Federal do Ceará. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará em Educação, Fortaleza, 2014.

MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. Tradução: José Manuel de Vasconcelos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SILVEIRA, I.; ROSA, L.; COSTA, M. I.; LOPES, L. D. A formação dos profissionais do setor de modelagem do vestuário da região do Vale do Itajaí - SC. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 552-566, out. 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012552. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312907092012552

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Qualio Baptista dos Santos, M., & Marcicano, J. P. (2024). Matriz Curricular: desafios para implantar disciplinas de modelagem com uso de software específico em cursos de Bacharelado. Projetica, 15(1), 1–35. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49532

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.