Matriz Curricular

desafios para implantar disciplinas de modelagem com uso de software específico em cursos de Bacharelado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49532

Palavras-chave:

ensino de modelagem, matriz curricular, software de modelagem

Resumo

Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e objetiva analisar os desafios e inviabilidades encontrados por professores de modelagem de roupas na criação de disciplinas de modelagem com uso de software específico. Vivemos na era digital, no entanto, os cursos de Bacharelado no campo da Moda em universidades públicas, em sua maioria, disponibilizam disciplinas de modelagem na Matriz Curricular que não contemplam a técnica de Modelagem Computadorizada. Os dados para análise deste estudo foram extraídos da Matriz Curricular de 2022 e do questionário aplicado com 15 professores de modelagem de universidades públicas. A metodologia respalda-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa com finalidade exploratória, através do método de Munari (2008), baseado na resolução de problemas, que apontou subproblemas a serem investigados neste estudo. Como resultado, verificou-se que os professores têm dificuldade em negociar os contratos de licenciamento do software de modelagem, devido à indisponibilidade de verbas para atender todas as demandas do curso, sendo este o maior empecilho na criação de disciplinas de modelagem. Pressupõe-se que 90% das disciplinas de modelagem ofertadas na Matriz Curricular em universidades públicas não oferecem práticas laboratoriais com a técnica de Modelagem Computadorizada.

 

 

Biografia do Autor

João Paulo Marcicano, USP

Engenheiro Mecânico pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado no curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo onde ministra cursos na área de tecnologia têxtil e gestão. Trabalha com os temas de pesquisas: produção de filamentos e fios, metodologia de projeto de produtos sustentáveis e têxteis eletrônicos.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Qualio Baptista dos Santos, M., & Marcicano, J. P. (2024). Matriz Curricular: desafios para implantar disciplinas de modelagem com uso de software específico em cursos de Bacharelado. Projetica, 15(1), 1–35. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49532

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade