Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola

Autores

  • Cynthia Dias Bicalho Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Poliana Pereira de Oliveira Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Thiago Guimarães Azevedo Universidade do Estado do Pará - UEPA https://orcid.org/0000-0003-3839-3367

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Palavras-chave:

Brinquedo educativo, Design, Desenvolvimento cognitivo educacional

Resumo

Este projeto teve como objetivo a elaboração de um brinquedo educativo para crianças da pré-escola, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo educacional, além de incentivar a participação do profissional da área de design no processo de criação de brinquedos educativos. Para tanto, com base na metodologia estruturalista, efetuou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental, para posteriormente realizar entrevistas e observação de campo participativa em duas realidades pré-escolares de Paragominas. Após a análise comparativa desses dados, as informações foram copiladas em uma síntese e fizeram parte da fase de projetação do Löbach, que em seguida serviu de base para a etapa de projetação do Persona Card Game, o qual permitiu a geração de várias ideias e propostas, no intuito de eleger a que mais se aproximasse dos requisitos do projeto. Ao final dessa etapa, foi apresentado a proposta do brinquedo educativo que estimula não só o desenvolvimento dos aspectos cognitivos educacionais baseado na teoria Piaget, mas também atende as necessidades das educadoras investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Dias Bicalho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará

Poliana Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Design pela Universidade do Estado do Pará.

Thiago Guimarães Azevedo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor da Universidade do Estado do Pará, Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - UFPA

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira (coord). Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação infantil: práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC: UFGRS, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

BRASIL. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.826.htm. Acesso em: 31 ago. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2016.

CASTRO, Amélia Domingues. Piaget e a pré-escola. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KAMII, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Tradução de José Morgado. Lisboa: Instituto Piaget, 1980.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. A estruturação da inteligência do préescolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Ed. Anima, 1984.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MARCATO, Daniela de Cássia Gamonal; NASCIMENTO, Roberto Alcarria. O design e o produto: parâmetros projetuais para o planejamento de jogos geométricos pré-escolares. Revista on-line Educação Gráfica, Bauru, v. 14, n. 1. 2010. Disponível em: http://www4.faac.unesp.br/publicacoes/educacaografica/Num%2014_1_Artigos%20Completos/02Daniela.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.

MONTEIRO, Glauce; MURIBECA, Lucas. Produção de brinquedos de miriti é tema de pesquisa da UFPA: o estudo mostra a importância da vida associativa para sobrevivência dos artesãos. Belém: ASCOM UFPA, 2015. Disponível em: http://ascom.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article& id=1119:2015-09-14-21-49-35&catid=22:brinquedos-de-miriti&Itemid=36. Acesso em: 30 ago. 2016.

MORA, Alexandre de Paula. Design de brinquedos: estudo dos brinquedos utilizados nos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, Bruno Santana. Cards personas: aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. O que é brinquedo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Adriano Salles dos Santos (Org.). Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Belém: EdUFPA, 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Bicalho, C. D., Oliveira, P. P. de, & Azevedo, T. G. (2019). Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola. Projetica, 10(2), 105–120. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.