Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola

Autores

  • Cynthia Dias Bicalho Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Poliana Pereira de Oliveira Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Thiago Guimarães Azevedo Universidade do Estado do Pará - UEPA https://orcid.org/0000-0003-3839-3367

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Palavras-chave:

Brinquedo educativo, Design, Desenvolvimento cognitivo educacional

Resumo

Este projeto teve como objetivo a elaboração de um brinquedo educativo para crianças da pré-escola, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo educacional, além de incentivar a participação do profissional da área de design no processo de criação de brinquedos educativos. Para tanto, com base na metodologia estruturalista, efetuou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental, para posteriormente realizar entrevistas e observação de campo participativa em duas realidades pré-escolares de Paragominas. Após a análise comparativa desses dados, as informações foram copiladas em uma síntese e fizeram parte da fase de projetação do Löbach, que em seguida serviu de base para a etapa de projetação do Persona Card Game, o qual permitiu a geração de várias ideias e propostas, no intuito de eleger a que mais se aproximasse dos requisitos do projeto. Ao final dessa etapa, foi apresentado a proposta do brinquedo educativo que estimula não só o desenvolvimento dos aspectos cognitivos educacionais baseado na teoria Piaget, mas também atende as necessidades das educadoras investigadas.

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Biografia do Autor

Cynthia Dias Bicalho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará

Poliana Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Design pela Universidade do Estado do Pará.

Thiago Guimarães Azevedo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor da Universidade do Estado do Pará, Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - UFPA

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Bicalho, C. D., Oliveira, P. P. de, & Azevedo, T. G. (2019). Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola. Projetica, 10(2), 105–120. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p105

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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