Índios Kariri: o grafismo do artefato para a criação de uma fonte tipográfica digital
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n2p29Palavras-chave:
Índios Kariri, Processo criativo, Arte gráfica, TipografiaResumo
Este trabalho é um breve estudo histórico dos Índios Kariri, resgatando alguns mitos, lendas e fragmentos da arte cerâmica, somados à pesquisa bibliográfica e visual de caracteres tipográficos. A metodologia está baseada na pesquisa de elaboração de tipos e na observação de fotografias dos objetos indígenas feitas no Memorial do Homem Kariri em Nova Olinda - CE. O processo criativo apresenta os exercícios desenvolvidos resultando no desenho de uma fonte tipográfica digital.Downloads
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos do design criativo. Tradução de Edson Furmankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BARROSO, Gustavo. À margem da história do Ceará. 2. ed. Fortaleza: FUNCET, 2004.
CABARGA, Leslie. Logo, Font & Lettering Bible. Palm Coast: How Design Books, 2004.
FACCIONE FILHO, Mauro. Legibilidade x leiturabilidade. Disponível em: http://www.abraweb.com.br/index.php/artigos/legibilidade-xleiturabilidade. Acesso em: 7 mar. 2016.
FIGUEIREDO FILHO, J. História do Cariri I. Fortaleza: Edições UFC, 2010. v. 1.
FINIZOLA, Maria de Fátima Waechter. Panorama tipográfico dos letreiramentos populares: um estudo de caso na cidade do Recife. 2010. Dissertação (Mestrado em Design e Ergonomia) –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. Tradução de Karina Jannini. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GOMES, Ricardo Esteves. O design brasileiro de tipos digitais: a configuração de um campo profissional. São Paulo: Blucher, 2010. (Coleção pensando o design).
HORCADES, Carlos M. A evolução da escrita: história ilustrada. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
IBGE. Cidades. Ceará: Nova Olinda: histórico. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230920&search=ceara|nova-olinda|infograficos:-historico. Acesso em: 15 set. 2015.
LABORATÓRIO DE TIPOGRAFIA DO AGRESTE. Apresentação. Disponível em: http://laboratoriodetipografia.com.br/agreste/contato/. Acesso em: 10 jan. 2016.
LIMA, F. F. de et al. Geopark Araripe: histórias da terra, do meio ambiente e da cultura. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, Secretaria das Cidades, 2010.
LIMAVERDE, Rosiane. Acervo lítico e cerâmico da chapada do Araripe, Ceará, Brasil. Nova Olinda: Fundação Casa Verde, 2006. Disponível em: http://www.fundacaocasagrande.org.br/pdf/acervo_litico_e_ceramico_do_cariri.pdf. Acesso em: 12 ago. 2016.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jenifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MARTINS, Ana Claudia Oliveira; BUGGY, Leonardo Araújo da Costa; VIEIRA, Rosangela. Compilação de métodos para desenho tipográfico usados por designers recifenses. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., 2012, São Luís. Anais... São Luís: P&D Design, 2012.
MEMORIAL DO HOMEM CARIRI. Mitos e lendas. Nova Olinda: Fundação Casa Grande, [20--].
MEMORIAL DO HOMEM KARIRI. Disponível em: https://memorialdohomemkaririfcg.wordpress.com/. Acesso em: 13 abr. 2015.
NIEMEYER, L. Tipografia: uma apresentação. 4. ed. Rio de Janeiro: 2 AB, 2006.
PINTEREST. O que é Pinterest? Imprensa. Disponível em: https://about.pinterest.com/pt-br/press/press. Acesso em: 10 jan. 2016.
SOUZA, Roger Paulino. Tipografia: a evolução da forma e da técnica. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=skySGQTc_Rg. Acesso em: 17 nov. 2015.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. Tradução de Alvamar Helena
Lamparelli. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.