Vestuário ergonômico para a prática de pole dance: o conforto térmico como requisito projetual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n2p113Palavras-chave:
Pole dance, Vestuário, ErgonomiaResumo
Esse artigo apresenta o processo de desenvolvimento de produtos de vestuário para praticantes do pole dance esportivo. Aborda os principais requisitos projetuais identificados por meio de pesquisa bibliográfica e de campo e apresenta a análise de dois produtos propostos a partir de adequações nos materiais têxteis e nos recursos construtivos.Downloads
Referências
CAMARGO, M. G; FURLAN, M. Resposta fisiológica do corpo às temperaturas elevadas: Exercício, Extremos de temperatura e doenças térmicas. Revista Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 4, n. 2, p. 278-288, maio/ago. 2011.
CBPOLEDANCE (Brasil). Campeonato Brasileiro de Pole Dance (Org). História: O início de tudo. 2014. Disponível em: http://www.cbpoledance.com. br/#!historia/c1u7o. Acesso em: 1 mar. 2014
CHATAIGNIER, G. Fio a fio- tecido, moda e linguagem. São Paulo: Estação das letras, 2006.
DINIS, P. M.; VASCONCELOS, A. F. C. Modelagem. In: SABRÁ, Flávio. Modelagem tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
DUL, J; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
FALCÃO, J. O tecido certo para malhar. 2010. Disponível em: http://vilamulher.com.br/moda/estilo-e-tendencias/o-tecido-certo-para-malhar-14-1-32-728.html. Acesso em: 24 abr. 2014.
FISCHER, A. Construção de vestuário. Porto Alegre: Bookman, 2010.
GRAVE, M. F. A modelagem sob a ótica da Ergonomia. São Paulo: Zennex, 2004.
IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Blucher, 2005.
IPDFA. Historyof Pole. Disponível em: http://www.ipdfa.com/about/historyof-pole/ Acesso em: 6 abr 2014.
MARTINS, Suzana Barreto. Ergonomia e moda: repensando a segunda pele. In: PIRES, D. B. Design de moda: olhares diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
MORAN, Emilio F. Adaptabilidade Humana. São Paulo: Edusp, 1994.
OSÓRIO, L. Modelagem: Organização e Técnicas de Interpretação. Caxias do Sul: Educs, 2007.
PARIZZI, L. Pole Dance Brasil - História do Pole Dance. 2008. Disponível em: http://www.poledancebrasil.com.br/pole-dance-a-historia/. Acesso em: 20fev. 2014.
PEZZOLO, D. B. Tecidos: História, tramas, tipos e usos. São Paulo: Senac, São Paulo, 2007.
REDE VIDA. Conheça nossa bicampeã brasileira de Pole Dance. Programa Vida Melhor. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=5iFY2kzO5mw. Acesso em: 15 de fev. 2014.
SALTZMAN, A. O design vivo. In: PIRES, D. B. Design de moda: olhares diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
SANTACONSTANCIA. Compress®. 2011. Disponível em: http://www.santaconstancia.com.br/esportes/tecidos>. Acesso em: 7 out. 2014.
SANTOS, Cristiane de Souza dos. O corpo. In: SABRÁ, Flávio. Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. Cap. 2.
SISSONS, Juliana. Malharia: Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Editoria Bookman, 2012.
SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. Bauru, 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista.
ZHANG, X H; LI, A, J.; WANG, Y Y. Effects of clothing ventilation openings on thermoregulatory responses during exercise. Indian Journal Of Fibre& Textile Research, Shanghai, v. 37, n. 2, p. 162-171. jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.