Uso sustentável de bambu em Design - Estudo de caso de protótipos de sousplat com uso de resíduo de bambu

Autores

  • Ana Laura Alves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Giulliana C. Ferrero Universidad Nacional de Córdoba (UNC)
  • Gabriel F. dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ivaldo de Domenico Valarelli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Tomás Queiroz Ferreira Barata Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p98

Palavras-chave:

Design, Sustentabilidade, Inovação, Bambu

Resumo

Estudos científicos afloram em diversas áreas do conhecimento na busca de soluções sustentáveis para os processos produtivos convencionais, considerando a análise do ciclo de vida dos produtos. O bambu pode ser considerado uma real fonte sustentável, pois integra os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Essa matéria-prima é tida como uma das maiores fontes renováveis de biomassa, sendo um substituto para a madeira. O objetivo deste estudo foi elaborar o projeto e realizar a produção do protótipo físico de um utensílio de cozinha, o sousplat, atendendo a demanda por produtos (mais) sustentáveis e a necessidade de novos produtos com design agregado para a Associação Agroecológica Viverde, do Assentamento do Horto Aimorés, de Bauru, SP. Os processos metodológicos se deram a partir da definição do produto a ser desenvolvido, em seguida houve uma revisão bibliográfica a respeito do bambu e sua aplicabilidade e os temas que cercam este assunto, desde aspectos relacionados a sustentabilidade de materiais até ciclo de vida dos produtos produzidos a partir de bambu e seus resíduos. O processo de desenvolvimento do projeto conceitual do sousplat teve início na análise de produtos similares e os materiais aplicados a esses, como também se deu analisando a estrutura do bambu. Observando suas características morfológicas estruturais, sua formação e seu arranjo celular, estabeleceu-se uma correlação entre o formato destas células e do sousplat convencional, ao mesmo tempo em que definiu-se o emprego de chapas de resíduo de bambu (aglomerado de bambu) e anéis obtidos a partir de colmos residuais de bambu in natura como a matéria-prima ideal. Obtidos os protótipos e entregue à Viverde juntamente com os projetos, o trabalho científico atingiu uma conquista adicional com o emprego de anéis de colmos residuais de bambu in natura e resíduos para a produção do sousplat, reafirmando a Associação Viverde no contexto da sustentabilidade, uma tendência mundial e inovadora.  A reutilização do bambu, na forma de resíduos, atenua e pode solucionar o problema  de acúmulo de resíduo, no galpão da Associação Viverde, decorrente da produção de outros objetos a base de bambu.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Laura Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduanda em Design com Habilitação em Design de Produto pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Ivaldo de Domenico Valarelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (EESC-USP. Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Engenharia - Campus de Bauru

Tomás Queiroz Ferreira Barata, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Engenharia Civil, área de concentração em arquitetura e construção pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC - UNESP campus de Bauru. 

Referências

BARATA, T. Q. F. Ensino e Sustentabilidade: Uma experiência didática no desenvolvimento do design de produtos “mais sustentáveis”. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 6., Lisboa, 2011. Anais... Lisboa, 2011.

BATTISTELLE, R. A. G.; VALARELLI, I. D.; SANTOS, M. F. N. Compósitos com resíduos de bambu, celulose e papel e Tetra Pak com aplicação em design de produtos. Revista Madeira e Arquitetura & Engenharia, v. 16, n. 6, p. 1-12, 2005.

CARVALHO, M. R. O.; VALARELLI, I. D. D.; VISNARDI, O. C. Avaliação do comportamento das chapas aglomeradas de bambu e Pinus em relação ao teor de umidade, absorção de água e inchamento em espessura”, In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, São José do Rio Preto, 2006. Disponível em: http//prope.unesp.br/xxi_cic. Acesso em:22 de março de 2015.

COSTA, C. C.; FERNANDES, A. A. A sustentabilidade como caminho. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO,2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2012.

GHAVAMI, K.; MARINHO, A. B. Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua angustifólia. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 9, n.1, p. 107-114, 2005.

LOPES, Hidalgo O. Bamboo the gift of the gods. Bogotá: D'Vinni Ltda, 2003.

KRAVCHENKO, G. A.; FERREIRA, E. M.; PASQUALETTO, A. Utilização de Resíduos do Processamento de Chapas Laminadas de Bambu para Produção de Chapas Recompostas. INTERNATIONAL WORKSHOP | ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION – ACADEMIC WORK, INTEGRATING CLEANER PRODUCTION INTO SUSTAINABILITY STRATEGIES, 4., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013. p. 1-8

MAIA, P. B.; DIAS, N. A inspiração biológica no design de novos modelos de interação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002. p. 368.

MARINHO, N. P.; NASCIMENTO, E. M.; NISGOSKI, S.; VALARELLI, I. D. Some physical and mechanical properties of mediumdensity fiberboard made from giant bamboo. Materiais Research, São Carlos, v. 16, n. 6, p.1-6, 2013.

PAPANEK, V. Arquitetura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 256. 1995.

Parra, P. Design Simbólico: Cultura Projectual, Sistemas Biológicos e Sistemas Tecnológicos. 2007. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2007.

PEREIRA, M. A. R.; RAMOS, B. P. F. Curvatura de Bambu Laminado Colado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais..., 2014. v . 1, p. 2044-2055.

STEIGLEDER, A. P.; OLIVEIRA, M. A. A, DUARTE, L.; RÜTHSGHILLING, E. A.; ROLDO, L. Interpretação e inspiração biônica da planta Salvínia Molesta no Design de produtos. CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010

VALARELLI, I. D.; BATTISTELLE, R. A. G.; GONÇALVES, M. T. T.; SAMPAIO, R. M. A avaliação de propriedades física e mecânicas de chapas aglomeradas de partículas de colmo e folha caulinar de bambu Dendrocalamus giganteus. Revista Madeira e Arquitetura & Engenharia, v. 24, n. 10, p.63-75, 2009.

VALARELLI, I. D.; BATTISTELLE, R. A. G.; BUENO, M. A. P.; BEZERRA, B. S.; CAMPOS, C. I.; ALVES, M. C. S. Physical and mechanical properties of particleboard bamboo waste bonded with urea formaldehyde and castor oil based adhesive. Matéria, Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p.1-7. 2014,

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

Alves, A. . L., Ferrero, G. C., Santos, G. F. dos, Valarelli, I. de D., & Barata, T. Q. F. (2015). Uso sustentável de bambu em Design - Estudo de caso de protótipos de sousplat com uso de resíduo de bambu. Projetica, 6(2), 98–109. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p98

Edição

Seção

Edição Especial | IDEMI 2015