Estudos iconográficos para a valorização do artesanato de Londrina e região
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p193Palavras-chave:
Cultura imaterial, Artesanato, Iconografia, Valor agregadoResumo
Acompanhamentos realizados em comunidades de produção artesanal na região de Londrina, Paraná, por meio da técnica observação participante, se inserem nas atividades científicas da pesquisa já concluída: Indicadores de Design para o Desenvolvimento Sustentável (IDDS). A partir de tais acompanhamentos se observou a ínfima utilização em seus produtos de referências culturais da região. Este trabalho teve como objetivo levantar dados sobre a cultura imaterial e material da região de Londrina para futura aplicação em artesanato regional com ênfase em sua valorização. Para tanto, foi realizada a fundamentação teórica, abordando os temas, a saber: história; patrimônio cultural material e imaterial de Londrina; ícones regionais; design; identidade cultural; artesanato e sintaxe da linguagem visual. Depois se realizou a pesquisa dos ícones regionais e, ao final, a categorização dos ícones a partir de Barroso (1999), relacionando-os com os atrativos de Londrina, conforme Yamaki (2008), Lezo et al (2007) e Prefeitura Municipal de Londrina (2010).
Downloads
Referências
ARCHELA, Rosely Sampaio; BARROS, Miriam Vizintim Fernandes (Org.). Atlas urbano de Londrina. Londrina: EDUEL, 2009.
BARROSO, Eduardo. Introdução e Metodologia. In: Identidade cultural: Iconografia do Paraná. Curitiba: SEBRAE/PR, 2004.
BARROSO, Eduardo. Design, identidade cultural e artesanato. Primeira Jornada Iberoamericana de Design no Artesanato Fortaleza, nov. 1999. Disponível em: <http://www.eduardobarroso.com.br/artigos.htm>. Acesso em 04 jul. de 2011.
BARROSO, Eduardo. Reflexões De Eduardo Barroso Sobre Artesanato. In: NANDEVA – Programa Trinacional de Artesanato. Disponível em: <http://www.nandeva.org/pt-br/node/2776>. Acesso em 8 ago 2012.
CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; ROVER, Aires José. A produção artesanal no Paraná e o Governo Eletrônico. Revista Democracia Digital, n. 4, p. 68-79, 2011.
CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa; NASCIMENTO, Cristianne Cordeiro. Mapeamento de grupos de produção artesanal : um indicador de design para a sustentabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL (II SBDS). 2. 2009, São Paulo. Anais ... São Paulo: Rede Brasil de Design Sustentável – RBDS, 2009.
DONDIS, Donnis. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
IBGE. Resultados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/-resultados_do_censo2010.php. Acesso em 04 jul. 2011.
LEMES, Francismar. O diabinho do pé-de-vento. Jornal de Londrina. Londrina, 29 mar. de 2004, p.7a.
LEZO, Denise; DORNELAS, Eline; ZANON, Elisa Roberta; MORAES, Vanda de. Reconhecendo o patrimônio cultural de Londrina. Londrina: Midiograf, 2007.
LONDRINATUR. Praça Tomie Nakagawa. Disponível em: http://www.londrinatur.com.br/Londrina/-Turismo_Londrina/Atrativos_Turisticos/Praca_Tomie_Nakagawa/2_27_1783.html. Acesso em 04 jul. de 2011.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosacnaify, 2008.
LUPORINI, Fábio. Tombado. Jornal de Londrina. Londrina, 29 mar. de 2004. Divirta-se, p.17.
MAFRA, Marcelo. O meio ambiente em Londrina - diferencial de qualidade para o desenvolvimento regional, CODEL – Companhia de Desenvolvimento de Londrina da Prefeitura Municipal de Londrina, 2005.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.
MASCÊNE, Durcelice; TEDESCHI, Mauricio. Termo de referência: atuação do Sistema SEBRAE no artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução Maria Clara F. Kneese, J. Guinsburg. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. (Debates 99).
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Pontos turísticos de Londrina. https://bit.ly/3qeZ1hz. Acesso em 04 jul. de 2011.
SEBRAE. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná. Identidade cultural: Iconografia do Paraná. Curitiba: SEBRAE/PR, 2004.
THEODORO, Apolo. Lobisomem fora de época. Folha de Londrina, Londrina, 11 abr. de 2009. Folha Rural, p.2.
YAMAKI, Humberto. Guia do patrimônio cultural de Londrina. Londrina: Humanidades, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.