Modelos teóricos da comunicação e da linguagem aplicados ao design gráfico

Autores

  • Fátima Aparecida dos Santos Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p220

Palavras-chave:

Design, Modelos teóricos, Linguagens, Comunicação

Resumo

O presente artigo traz uma proposta para pensar o design gráfico a partir da adequação dos modelos teóricos da comunicação elaborados pelo lingüísta Roman Jakobson e o semioticista Iuri Lotman. Ao designer cabe organizar a mensagem de tal forma que ela fique atrativa, relevante e que a informação seja percebida pelo usuário. Nossa proposta é recuperar e posicionar essas relações entre mensagem, linguagens, informação e design, percebendo como a mensagem pensada pelo prisma do design pode conduzir o olhar. Buscamos uma aproximação entre as teorias propostas e o trabalho do designer no que tange a construção de mensagens. Utilizamos a análise proposta por Jakobson para pensa a organização sintática de trabalhos gráficos levando em consideração que o mesmo utiliza-se de várias linguagens. Partindo do pressuposto de que não existe linguagem que não influencie ou seja influenciada pela cultura, concluímos o artigo relacionando o modelo comunicacional gerado com o poliglotismo da cultura propostos por Iuri Lotman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Professora Doutora do Departamento de Desenho Industrial, Instituto de artes, Universidade de Brasília

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

FERRARA, Lucrécia D’ Aléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Ática, 1986. (Coleção Princípios)

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.

LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.

LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera III: semiótica de las artes y de la cultura. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.

SANTOS, Fátima Aparecida. Linguagens do web design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

WIENER, N. Cibernética e sociedade: o uso de seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1993.

WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Santos, F. A. dos. (2012). Modelos teóricos da comunicação e da linguagem aplicados ao design gráfico. Projetica, 3(1), 220–230. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p220

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.