Modelos teóricos da comunicação e da linguagem aplicados ao design gráfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p220Palavras-chave:
Design, Modelos teóricos, Linguagens, ComunicaçãoResumo
O presente artigo traz uma proposta para pensar o design gráfico a partir da adequação dos modelos teóricos da comunicação elaborados pelo lingüísta Roman Jakobson e o semioticista Iuri Lotman. Ao designer cabe organizar a mensagem de tal forma que ela fique atrativa, relevante e que a informação seja percebida pelo usuário. Nossa proposta é recuperar e posicionar essas relações entre mensagem, linguagens, informação e design, percebendo como a mensagem pensada pelo prisma do design pode conduzir o olhar. Buscamos uma aproximação entre as teorias propostas e o trabalho do designer no que tange a construção de mensagens. Utilizamos a análise proposta por Jakobson para pensa a organização sintática de trabalhos gráficos levando em consideração que o mesmo utiliza-se de várias linguagens. Partindo do pressuposto de que não existe linguagem que não influencie ou seja influenciada pela cultura, concluímos o artigo relacionando o modelo comunicacional gerado com o poliglotismo da cultura propostos por Iuri Lotman.Downloads
Referências
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
FERRARA, Lucrécia D’ Aléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Ática, 1986. (Coleção Princípios)
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.
LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.
LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.
LÓTMAN, Iuri M. La semiosfera III: semiótica de las artes y de la cultura. Ed. Desidério Navarro. Madrid: Cátedra, 1996.
SANTOS, Fátima Aparecida. Linguagens do web design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
WIENER, N. Cibernética e sociedade: o uso de seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1993.
WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.