Sistematização de princípios e regras constitucionais tendo em vista o princípio da publicidade e a propaganda dos órgãos públicos

Autores/as

  • Marcos Antônio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p23

Palabras clave:

princípios constitucionais, princípio da publicidade, propaganda dos órgãos públicos, sistema jurídico, interpretação constitucional

Resumen

Analisa a inserção de princípios e regras constitucionais em um sistema jurídico constitucional para compreender as possibilidades de utilização e aplicação do princípio da publicidade e da propaganda dos órgãos públicos. Verifica os limites de interpretação da Constituição, para permitir a demarcação de situações-limite, em que a autoridade administrativa deva praticar atos ou omitir-se quando estiver em questão a publicidade dos órgãos públicos e a realização de propaganda de governo. Conclui que o uso indiscriminado da propaganda pelos órgãos públicos exige cuidado especial do aplicador da Constituição, quando de sua interpretação, para coibir seu uso em proveito de interesses estranhos ao interesse público.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e Doutor em Direito do Estado/Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo; professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, na graduação em Direito e no Mestrado em Direito Negocial; professor de Direito Constitucional na UniFil.

Publicado

2005-12-15

Cómo citar

Soares, M. A. S. (2005). Sistematização de princípios e regras constitucionais tendo em vista o princípio da publicidade e a propaganda dos órgãos públicos. Scientia Iuris, 9, 23–50. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p23

Número

Sección

Artigos