Discentes na ciência

a produção científica das mulheres de pós-graduação da UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p158

Palavras-chave:

Mulheres na ciência, Estudos métricos, Discentes, Produção científica

Resumo

Introdução: Examina a questão do gênero na ciência com ênfase nas mulheres.
Objetivo: Identificar a produção científica das alunas de pós-graduação da UFAM, caracterizando a importância e o papel das mulheres na ciência, bem como mapear a produção científica e apresentar um panorama do período de 2018 a 2020.  
Metodologia:
Estabelece como método a abordagem quantitativa que visa mensurar a produção científica das mulheres e como procedimento técnico pesquisa bibliográfica, além do uso dos estudos métricos da informação por meio da análise bibliométrica para análise dos trabalhos das discentes.
Resultados: No período da pandemia é possível observar que há um declínio acentuado na produção dessas discentes, assim como nota-se que há um grande número de produções científicas com as temáticas saúde e educação.
Conclusões: Se faz necessário que a sociedade acolha as novas estratégias para alcançar esse empoderamento feminino e fomentar com as alunas a realização da produção científica que é apenas o primeiro passo para o alcance da igualdade e buscar soluções para transformar a comunidade científica.

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Biografia do Autor

Celia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Brasil.

Yasmin Martins Gomes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Barbalho, C. R. S., & Gomes, Y. M. (2023). Discentes na ciência: a produção científica das mulheres de pós-graduação da UFAM. Informação & Informação, 27(3), 158–178. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p158