Diretório Leopoldo de Meis (DLDM)

sistema de apoio à avaliação institucional da Pós-Graduação brasileira

Autores

  • Darllon Pádua Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciana Calabró Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0001-6669-1789
  • Rene Faustino Gabriel Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-1021-3360
  • Diogo Onofre Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ediane Maria Gheno Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-2743-4557

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p726

Palavras-chave:

Diretório Leopoldo de Meis, Programas de pós-graduação, Avaliação, Produtividade científica, Sistema de informação

Resumo

Objetivos: Documentar o processo de idealização e de desenvolvimento do DLDM (versão 1.1.0) e analisar os indicadores gerados pelo sistema e suas interfaces com o Sistema de Avaliação dos PPGs realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, com a construção de um protótipo/piloto, com base nos processos de desenvolvimento e registro de software e na avaliação de PPGs.
Resultados: Apresenta o modelo do DLDM, desenvolvido para web, executado em um computador remoto (servidor), servindo como uma plataforma com diversas informações acadêmicas. Como avaliação, disponibiliza e agrega dados dos PPGs, com interação dos docentes na complementação de seus dados, facilitando a tomada de decisão e a confirmação com veracidade dos dados das produções e das atividades científicas dos docentes para o preenchimento da Plataforma Sucupira e para a autoavaliação dos PPGs.
Conclusões: O DLDM é uma solução de aplicativo web que deve ser instanciado institucionalmente, facilitando o armazenamento, a sistematização e a análise de indicadores de produção científica, de colaboração e de atividades acadêmicas dos docentes de Pós-Graduação.

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Biografia do Autor

Darllon Pádua Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Luciana Calabró , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Rene Faustino Gabriel Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade.

Diogo Onofre Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Colaboradora no PPG em Educação em Ciência (PPGQVS-UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Santos, D. P., Calabró , L., Gabriel Júnior, R. F., Souza, D. O., & Gheno, E. M. (2023). Diretório Leopoldo de Meis (DLDM): sistema de apoio à avaliação institucional da Pós-Graduação brasileira. Informação & Informação, 27(3), 726–750. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p726