Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n2p141Palavras-chave:
Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas, NTICs – Educação a Distância, Biblioteca Virtual – Educação a DistânciaResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações.Downloads
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