Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p98Palavras-chave:
Mediação da informação, Interferência, Organização do conhecimento, Organização da Informação, Biblioteca UniversitáriaResumo
Introdução: Este artigo apresenta conceitos e definições dos termos mediação da informação e organização do conhecimento, a partir de um referencial teórico.
Objetivo: Apresentar o processo de mediação da informação no processo de organização do conhecimento, na percepção dos alunos do curso de Biblioteconomia e dos bibliotecários.
Metodologia: Foi aplicado um questionário aos alunos e aos bibliotecários, para confrontar a literatura com os dados obtidos, utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo.
Resultados: Apresenta como resultados a maneira que os alunos e bibliotecários percebem os temas discutidos.
Conclusões: Conclui-se que a mediação da informação além de ser uma interferência, determina todo fazer do bibliotecário; que esta ainda não está clara para maioria dos respondentes; e que as ações da organização do conhecimento aparecem também como ações de mediação no fazer diário dos profissionais da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Informação & Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.





