Imagen, información y tecnología

video digital como objecto de estudio para la Ciencia de la Información

Autores/as

  • Alexandre Ribas Semeler Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Geociências
  • Helen Beatriz Frota Rozados Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p78

Palabras clave:

Ciencia de la Información, Video digital, Imagen técnica, Máquinas de las imágenes, Información estética

Resumen

Introducción: Aborda los conceptos sobre tecnologias de la imagen em El contexto de la Ciencia de la Información. Delimita El estúdio de vídeo digital em imagen, tecnologia e información. 
Objetivo: Identificar las relaciones entre el video digital y el concepto de información estética. 
Metodología: Investigación bibliográfica. 
Resultados: Los principales autores que fundamentan el estudio son Abraham Moles, Arlindo Machado, Dubois Philippe, Lev Manovich, Lucia Santaella, Yves-Francois Le Coadic, Silvia Martin y Vilém Flusser, los cuales abordan los temas de la máquinas de las imágenes (fotografía, cine, tevisión, vídeo y ordenadores), Ciencia de la Información y vídeo digital. 
Conclusiones: El vídeo digital desaparece en su especificidad para resurgir como una presencia totalitaria junto los ordenadores y otros dispositivos tecnológicos. Desde la perspectiva de la Ciencia de la Información, las imágenes son esenciales para el proceso de construcción  del conocimiento, ya que el papel de las imágenes constituye una tarea importante para los profesionales de la información y del conocimiento, relacionados con el mundo de la comunicación audiovisual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Ribas Semeler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Geociências

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é bibliotecário documentalista no Instituto de Geociências da UFRGS. Tem experiência com tecnologias digitais atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, revistas científicas de acesso aberto, objetos de aprendizagem, métricas informacionais e vídeo digital.

Helen Beatriz Frota Rozados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Administração de Sistemas de Informação (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência no desenvolvimento e implementação de bancos e bases de dados em texto, imagem e som, tendo atuado em empresas de comunicação social e em sistemas de bibliotecas e redes de informação. Na Ciência da Informação, dedica-se especialmente aos seguintes temas: gestão de imagens tecnológicas, redes sociais, gestão do conhecimento, gestão da informação, avaliação de sistemas de informação. Trabalha com educação a distância, interessando-se por e produzindo objetos de aprendizagem. Ministra, na Graduação, as disciplinas de 'Marketing em Sistemas de Informação', 'Tópicos Especiais em Gestão de Sistemas de Informação' e 'Bibliotecas Universitárias e Especializadas'. Na Pós-graduação, a disciplina 'Imagens Tecnológicas na Sociedade da Informação' . É líder de grupo do NEITI (Núcleo de Estudos em Imagem Tecnológica e Informação).

Publicado

2012-03-28

Cómo citar

Semeler, A. R., & Rozados, H. B. F. (2012). Imagen, información y tecnología: video digital como objecto de estudio para la Ciencia de la Información. Informação & Informação, 17(1), 78–92. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p78

Número

Sección

Artigos