Competência em Informação no Ensino Superior: reflexões sobre uma experiência brasileira

Autores/as

  • Celia Revilandia Costa Seabra Universidade de Brasilia (UnB), Programa de Pos graduacao em Ciencia da Informacao
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasilia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p452

Palabras clave:

Competência em Informação. Ensino Superior. UnB

Resumen

Este artigo discute aspectos pedagógicos da implantação de projetos de Competência em Informação no ensino superior observando a experiência da Universidade de Brasilia (UnB) no período letivo de 2014. Para isso aborda-se os conceitos norteadores que influenciaram as práticas avaliativas desenvolvidas e aplicadas ao longo do processo, a partir de dados coletados em observações participantes e aplicação de questionários a professores e estudantes. Para subsidiar esta prática analisa-se exemplos de Competência em Informação aplicadas no ensino superior do contexto americano. Embora os contextos americanos e brasileiros tenham desenvolvimentos diferenciados no que tange a aplicação de projetos de Competência em Informação no ensino superior, os desafios são similares e as estratégias de superação apontam para as mesmas direções: problemas na educação básica.

Biografía del autor/a

Celia Revilandia Costa Seabra, Universidade de Brasilia (UnB), Programa de Pos graduacao em Ciencia da Informacao

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008). Tem experiência na área de Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: informacao, alfabetizacao, escola, comunidade, mídia e educomunicacao.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasilia - UnB

Professora Associada e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atua na área de editoração, formação de acervos e competência informacional. É professora Associada. Exerce, desde 2010, a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, sendo membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Superior da UnB (CONSUNI). É professora na Faculdade de Ciência da Informação, na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional sob a responsabilidade editorial da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Departamento de Documentación da Universidad Carlos III de Madrid - Espanha. Coopera também na série Tempus e Tempus Actas. É parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva, competência em Informação e inclusão digital. É representante da Universidade de Brasília no convênio com a Universidad Complutense de Madrid (UCM), onde mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder do grupo de Pesquisa ?Competência Informacional? certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia(MCT).

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Costa Seabra, C. R., & Simeão, E. L. M. S. (2019). Competência em Informação no Ensino Superior: reflexões sobre uma experiência brasileira. Informação & Informação, 24(3), 452–469. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p452

Número

Sección

Relatos de Experiência