Conocimiento en la sociedad de la información: contradicciones y aproximaciones.

Autores/as

  • Cristiane Alberto Ferreira Gonçalves Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Cristina Guimarães Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1p36

Palabras clave:

Sociedade da informação, Economia da informação, Privatização da informação

Resumen

O artigo destaca o valor do conhecimento no contexto da Sociedade da Informação e relata suas bases históricas. Estabelece um comparativo entre os processos produtivos no período da Revolução Industrial e na Era da Informação. Propõe reflexões sobre o domínio do conhecimento comunicado e sua comercialização enquanto bem imaterial. Aborda as tecnologias de informação e comunicação enquanto ferramentas sujeitas à manipulação da vontade política de grupos dominantes e o seu papel de democratizar ou restringir o acesso e uso da informação.

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Biografía del autor/a

Cristiane Alberto Ferreira Gonçalves, Universidade Católica de Pernambuco

Bibliotecária Assistente na Biblioteca Central da UNICAP e aluna do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologia da Informação, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Cristina Guimarães Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernanmbuco e da Universidade Católica de Pernambuco

Publicado

2009-03-23

Cómo citar

Ferreira Gonçalves, C. A., & Guimarães Oliveira, M. C. (2009). Conocimiento en la sociedad de la información: contradicciones y aproximaciones. Informação & Informação, 14(1), 36–51. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1p36

Número

Sección

Artigos