A dimensão do Curso de Gestão de Arquivo na Universidade Federal do Maranhão.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p249Palabras clave:
Formação do(a) arquivista. Curso de Gestão de Arquivo. Universidade Federal do Maranhão.Resumen
Discussão acerca do Curso de Especialização em Gestão de Arquivo, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como resposta à crescente demanda e interesse dos(as) bibliotecários(as) e historiadores(as) que atuam nos lugares de memória de São Luís, advindos (as) de instituições federais, estaduais e municipais, tais como arquivos públicos, além de arquivos de igrejas, de associações, hospitalares, universitários, jurídicos, familiares, pessoais, empresariais, centros de documentação que compõem o cenário arquivístico de São Luís. Este curso busca contribuir para a formação de profissionais no campo da Arquivologia, uma vez que as Instituições de Ensino Superior (IES) maranhenses ainda não oferecem cursos de graduação neste campo. A proposta é formar gestores(as) críticos(as) e reflexivos(as) sobre as suas práticas profissionais e não somente executores(as) burocráticos(as) de atividades arquivísticas, com capacidade de pensar políticas de gestão de documentos públicos e privados, com a perspectiva de contribuir para recompor a memória dos/as maranhenses em diferentes contextos. Esta orientação pode ser confirmada parcialmente quando se evidenciou o interesse por parte dos(as) discentes, em eleger como objeto de investigação a realidade que vivenciam no seu local de atuação, numa perspectiva de compreender e transformar as suas práticas, alicerçada também num referencial teórico-metodológico da Arquivologia e demais campos interdisciplinares.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.