Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias

Autores/as

  • Keina Maria Guedes da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p219

Palabras clave:

Marketing, Marketing de relacionamento, Biblioteca universitária

Resumen

Introdução: Aborda o marketing de relacionamento em biblioteca universitária, tendo como objeto de estudo o Setor de Assistência ao Leitor da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará, e as relações existentes entre os bibliotecários de referência e os usuários.

Objetivo: Investigar, junto à direção e aos bibliotecários de referência da BCH, o conhecimento que eles têm sobre marketing de relacionamento, se veem a importância de fazer uso desse tipo de marketing para melhor satisfazer os usuários, que ações de marketing de relacionamento são praticadas, como são praticadas e se praticam de forma consciente, bem como verificar, junto aos usuários da biblioteca, sua percepção dessa prática e seu grau de satisfação quando às ações de marketing de relacionamento desenvolvidas.

Metodologia: consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o funcionalismo e, como instrumento para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e questionários. Para analisar os dados, optou-se pela análise de conteúdo.

Resultados: Verificou-se que o conhecimento que a diretora da BCH e os bibliotecários de referência têm sobre marketing de relacionamento ainda é muito restrito, e embora vejam a importância do tema no âmbito da BCH, as ações que praticam são de forma inconsciente, o que deixa lacunas quanto à percepção dos usuários em relação a essas práticas.

Conclusões: Independente do tipo de ações, os usuários apresentaram um grau considerável de satisfação em relação às ações praticadas pela BCH. 

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Biografía del autor/a

Keina Maria Guedes da Silva, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2014-12-13

Cómo citar

Silva, K. M. G. da, & Tabosa, H. R. (2014). Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias. Informação & Informação, 19(3), 219–241. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p219

Número

Sección

Relatos de Experiência