Orientador ou tutor é autor?

Authors

  • Maria das Graças Targino UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp145

Keywords:

Co-autoria. Orientação. Trabalhos acadêmicos. Monografias acadêmicas. Teses.

Abstract

Ao decorrer dos tempos, as profundas mudanças no ensino e na pesquisa advindas do avanço tecnológico e, sobretudo, a valoração crescente do ensino superior e da investigação científica vêm acarretando intensa controvérsia em torno do velho e desgastado slogan publish or perish. Cada vez mais, orientadores ou tutores de teses e trabalhos acadêmicos em geral aparecem como primeiro autor ou co-autor de trabalhos realizados por seus alunos, recorrendo ao argumento de que a autoria, como atividade e processo, sofre intensas mutações sociais, culturais, econômicas e políticas. Este é um tema que suscita debate e conduz a mudanças conceituais que exigem a reconstrução dos fundamentos teóricos que cercam a autoria, mas sem relegar a questão ética de respeito à produção do outro.

Author Biography

Maria das Graças Targino, UFPB

Pós-Doutora em Jornalismo. Professora colaboradora do Programa de Pós Graduaçao em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Published

2010-12-15

How to Cite

Targino, M. das G. (2010). Orientador ou tutor é autor?. Informação & Informação, 15(1esp), 145–156. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp145

Issue

Section

Pontos de Vista