(Re)Vi na TV, fui lá e ‘Twittei’

TV e Mídias Sociais como laço social e espaços de memória diante da música infantojuvenil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p225

Keywords:

Memória, Música, Televisão, Rede social.

Abstract

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é averiguar o papel da música e da televisão na constituição e evocação de memórias afetivas recordadas via Twitter[1], diante da volta dos artistas musicais Balão Mágico, Sandy & Junior e Rouge, além de analisar a atuação da rede social Twitter como ambiente de proliferação de memórias e afetos. Metodologia: Por meio de uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), investigamos mensagens publicadas no Twitter durante a primeira aparição de cada artista na TV após seu respectivo retorno. Resultados: Os resultados apontam a TV e a música como meios capazes de estimular memórias e afetos positivos na audiência, enquanto o Twitter permite que o público repercuta a programação ao mesmo tempo em que a assiste, gerando um laço social entre telespectadores de todo o mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Alexsander Lessa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Ciências da Linguagem

Membro do Grupo de pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes

References

ABRAMUS. Os 22 discos brasileiros mais vendidos de todos os tempos. 2017. Disponível em: https://www.abramus.org.br/sem-categoria/13532/os-22-discos-brasileiros-maisvendidos-de-todos-os-tempos/. Acesso em: 06 jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRAUNE, Bia; RIXA. Almanaque da TV: Histórias e curiosidades desta máquina de fazer doido. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

BRESSAN JÚNIOR, Mario Abel. Memória teleafetiva. Florianópolis: Insular, 2019.

CÁDIMA, Francisco Rui. A televisão, o digital e a cultura participativa. Lisboa: Media XXI; Formalpress, 2011.

FECHINE, Yvana. Elogio à programação: repensando a televisão que não desapareceu. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (org.). O fim da televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014. p. 114-131.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.

GARCIA, Roosevelt. A história da Turma do Balão Mágico. 2018. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/a-historia-da-turma-do-balao-magico/. Acesso em: 07 jan. 2021.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

LEVITIN, Daniel Joseph. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MARTINS, Sérgio. Como a volta de Sandy & Junior se tornou a maior turnê da história do país. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/como-a-volta-de-sandy-juniorse-tornou-a-maior-turne-da-historia/. Acesso em: 06 jan. 2021.

MOREIRA, Ana Lucia Iara Garobim. Música Infantil no Brasil: reflexões sobre o repertório midiático, escolar, erudito e popular. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2., 2012. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2012, p. 289-297. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/2449/1778. Acesso em: 07 jan. 2021.

NO RITMO da Máquina Pop. Kevin Moraes. [S. l.]: Na Estrada Films, 2020. 1 vídeo (4horas 06). Disponível em: https://youtu.be/zD6CKWwKfCg. Acesso em: 07 jan. 2021.

PEREIRA, Simone Luci. Temos nosso próprio tempo: memória, temporalidade, consumo e imaginários juvenis sobre a década de 1980. In: ROCHA, Rose de Melo; PERES-NETO, Luiz (org.). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 93-109.

PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. Hoboken: Wiley, 2012. E-book. Disponível em: https://www.oreilly.com/library/view/social-tvhow/9781118167465/. Acesso em: 02 dez. 2020.

SANTOS, Márcio. LTWEET: Ferramenta de extração do TWITTER. Versão beta. Labcom Digital, 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br/. Acessado em: 07 dez. 2019.

WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.

Published

2024-12-24

How to Cite

Bressan Júnior, M. A., & Lessa, L. A. (2024). (Re)Vi na TV, fui lá e ‘Twittei’: TV e Mídias Sociais como laço social e espaços de memória diante da música infantojuvenil . Informação & Informação, 29(2), 225–247. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p225