O Editor de Revista Científica: desafios da prática e da formação.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p147Palavras-chave:
Comunicação científica, Revista científica, Formação do editor, Responsabilidade editorial, Qualidade editorial.Resumo
Este artigo oferece algumas reflexões a respeito das responsabilidades e funções do editor de revistas científicas frente à nova dinâmica editorial, impulsionada pelas atuais exigências de produtividade acadêmica e pela busca de melhores índices de desempenho dessas publicações. Discute a importância de sua formação e atualização profissional para atender as diretrizes e exigências de qualidade para esses veículos. Indaga acerca dos recursos e ferramentas que dispõe o editor para desempenhar uma atividade que requer constante processo de avaliação e atualização. Constata que desde o surgimento das publicações consideradas pioneiras, em meados do século XVII, até o atual e exponencial aumento de novos títulos, as revistas científicas impressas e digitais se reafirmam como meio mais rápido e economicamente viável para os cientistas fazerem circular e tornarem visíveis os resultados de seus estudos, criando um workflow nunca experimentado na história dessa comunicação especializada.
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