Divulgação científica nas revistas Scientific American Brasil e Superinteressante.

Autores

  • Cristiane Portela Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp43

Palavras-chave:

Divulgación Científica. Revistas Especializadas. Scientific American Brasil. Superinteressante.

Resumo

Este artigo analisa a divulgação científica nas revistas Scientific American Brasil e Superinteressante através das matérias de capa das edições do mês de novembro de 2009, quando trazem o mesmo tema, qual seja “A Pílula da Inteligência”. A investigação parte da premissa de que embora os dois veículos sejam especializados em divulgar ciência ao grande público, cada um possui mecanismos próprios para atingir seus leitores. Para a consecução da investigação proposta utiliza-se a Análise de Conteúdo (AC), vista como método mais apropriado para este tipo de estudo. Conclui-se, portanto, que enquanto a Scientific opta por uma linguagem mais técnica e de maior complexidade para dialogar com seu público-alvo, a Superinteressante usa linguagem direta e de fácil entendimento, mesmo para pessoas que possuem pouca ou nenhuma familiaridade com o tema abordado.  

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Biografia do Autor

Cristiane Portela Carvalho

Doutoranda em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pesquisa na área de divulgação científica. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2010-12-15

Como Citar

Carvalho, C. P. (2010). Divulgação científica nas revistas Scientific American Brasil e Superinteressante. Informação & Informação, 15(1esp), 43–55. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp43

Edição

Seção

Artigos