Bibliotecas Comunitárias, Mediação Cultural e Literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p197

Resumo

Objetivo: analisar as dimensões: dialógica, estética, formativa, ética e política alcançadas pelas bibliotecas comunitárias da Rede Jangada Literária – um coletivo de bibliotecas em Fortaleza/Ceará, em suas atividades de mediação cultural e literária.  Nesta acepção, apresenta-se os seguintes objetivos específicos: analisar as ações de mediação cultural e leitora que ocorrem nas bibliotecas comunitárias; investigar o impacto social da mediação de leitura e cultural nas comunidades; identificar a frequência com que essas atividades são desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias; e verificar a importância do trabalho do bibliotecário/mediador nas referidas atividades. Metodologia: o estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, mediante estudo empírico realizado na Rede Jangada Literária. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada com o mediador(a) de cada uma das bibliotecas que faz parte da Rede e um questionário com leitores(as) das bibliotecas. Resultados: as dimensões não apenas são alcançadas, mas também há um entendimento mútuo entre mediadores e leitores no processo de mediação, que, onde há uma biblioteca comunitária, encontra-se a promoção da cidadania e da diversidade cultural, pois são territórios de liberdade, locais de incentivo ao pensamento crítico, à cultura e à sociabilidade. Conclusões: a ação mediadora nos espaços das bibliotecas tem impacto nos contextos social, cultural e educacional da vida individual e coletiva das pessoas que frequentam esses espaços, como também alcançam em suas diferentes especificidades as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucileide Gomes do Nascimento, UNIVERDIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil. E-mail: lucileide_nascimento@yahoo.com.br

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI. Professora do curso de Biblioteconomia. É lider do Grupo de Pesquisa Cultura, Mediação e Informação Social. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, literacia em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Nascimento, M. L. G. do, & Lidia Eugenia Cavalcante. (2024). Bibliotecas Comunitárias, Mediação Cultural e Literária. Informação & Informação, 29(2), 197–224. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p197