Bibliotecas Comunitárias, Mediação Cultural e Literária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p197Resumo
Objetivo: analisar as dimensões: dialógica, estética, formativa, ética e política alcançadas pelas bibliotecas comunitárias da Rede Jangada Literária – um coletivo de bibliotecas em Fortaleza/Ceará, em suas atividades de mediação cultural e literária. Nesta acepção, apresenta-se os seguintes objetivos específicos: analisar as ações de mediação cultural e leitora que ocorrem nas bibliotecas comunitárias; investigar o impacto social da mediação de leitura e cultural nas comunidades; identificar a frequência com que essas atividades são desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias; e verificar a importância do trabalho do bibliotecário/mediador nas referidas atividades. Metodologia: o estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, mediante estudo empírico realizado na Rede Jangada Literária. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada com o mediador(a) de cada uma das bibliotecas que faz parte da Rede e um questionário com leitores(as) das bibliotecas. Resultados: as dimensões não apenas são alcançadas, mas também há um entendimento mútuo entre mediadores e leitores no processo de mediação, que, onde há uma biblioteca comunitária, encontra-se a promoção da cidadania e da diversidade cultural, pois são territórios de liberdade, locais de incentivo ao pensamento crítico, à cultura e à sociabilidade. Conclusões: a ação mediadora nos espaços das bibliotecas tem impacto nos contextos social, cultural e educacional da vida individual e coletiva das pessoas que frequentam esses espaços, como também alcançam em suas diferentes especificidades as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Lucileide Gomes do Nascimento, Lidia Eugenia Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.