Estratégias de marketing científico digital em periódicos brasileiros de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p559Palavras-chave:
Marketing científico digital, Periódicos científicos, Ciência da Informação, Mídias sociais, Visibilidade científicaResumo
Objetivo: Investigar a utilização do marketing científico digital em periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação (CI), indexados e vigentes na Base de Dados Referencial em Ciência da Informação (BRAPCI).
Metodologia: Pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, que busca caracterizar os periódicos da área de Ciência da Informação quanto às estratégias adotadas para ampliar sua visibilidade no meio digital. Para isso, são realizadas análises dos websites dos periódicos selecionados e aplicados questionários aos respectivos editores.
Resultados: Após a triangulação dos resultados, o estudo identificou que a promoção da visibilidade dos 37 periódicos é realizada por meio da indexação em diversas fontes, como bases de dados, diretórios e portais nacionais e internacionais, além de ações de marketing científico digital em mídias sociais. Verificou-se a existência de ações e estratégias de marketing digital em todos os periódicos; porém, essas práticas não são estruturadas, sendo que apenas um periódico disponibiliza em seu site o plano de marketing científico digital.
Conclusões: Diante desses resultados, fica evidente que, para ampliar a credibilidade e garantir resultados mais efetivos na promoção da visibilidade desses periódicos e seus artigos científicos, é imprescindível o planejamento e a formalização de todas as ações e estratégias de divulgação através do marketing científico digital.
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