Estratégias de marketing científico digital em periódicos brasileiros de Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p559

Palavras-chave:

Marketing científico digital, Periódicos científicos, Ciência da Informação, Mídias sociais, Visibilidade científica

Resumo

Objetivo: Investigar a utilização do marketing científico digital em periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação (CI), indexados e vigentes na Base de Dados Referencial em Ciência da Informação (BRAPCI).
Metodologia:
Pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, que busca caracterizar os periódicos da área de Ciência da Informação quanto às estratégias adotadas para ampliar sua visibilidade no meio digital. Para isso, são realizadas análises dos websites dos periódicos selecionados e aplicados questionários aos respectivos editores.
Resultados: Após a triangulação dos resultados, o estudo identificou que a promoção da visibilidade dos 37 periódicos é realizada por meio da indexação em diversas fontes, como bases de dados, diretórios e portais nacionais e internacionais, além de ações de marketing científico digital em mídias sociais. Verificou-se a existência de ações e estratégias de marketing digital em todos os periódicos; porém, essas práticas não são estruturadas, sendo que apenas um periódico disponibiliza em seu site o plano de marketing científico digital.
Conclusões:
Diante desses resultados, fica evidente que, para ampliar a credibilidade e garantir resultados mais efetivos na promoção da visibilidade desses periódicos e seus artigos científicos, é imprescindível o planejamento e a formalização de todas as ações e estratégias de divulgação através do marketing científico digital.

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Biografia do Autor

Danielle dos Navegantes Sarmento, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecária do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Piracicaba, Brasil. 

Marcia Regina da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ribeirão Preto, Brasil.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Sarmento, D. dos N., & Silva, M. R. da. (2025). Estratégias de marketing científico digital em periódicos brasileiros de Ciência da Informação. Informação & Informação, 30(2), 559–583. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p559