Registro de lições aprendidas em projetos
a transcrição de reuniões como um meio de explicitação de informações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p184Palavras-chave:
Documentação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, Informação, Método Dragon DreamingResumo
Objetivo: Analisar a possibilidade de registro de informações no Dragon Dreaming, um método de gestão de projetos inspirado na cultura aborígine australiana e baseado no conhecimento tácito, com foco na sua abordagem sobre aprendizagem, conhecimento e informação.
Metodologia: Abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos exploratórios, empregando os procedimentos bibliográfico e documental e a técnica da Análise Estatística Textual.
Resultados: Descrição dos preceitos do método (empregando análise de similitude e classificação hierárquica descendente), revelando que i) a informação é antes vista como insumo estratégico (compreensão de contextos) que cognitivo (aquisição de conhecimento), ii) um problema é antes visto como motivação para um projeto que oportunidade de aprendizagem no projeto e iii) não se prescreve a documentação nos projetos. Considerando o contexto digital atual e os preceitos do método, a transcrição de reuniões de projeto surgiu como opção para processamento textual visando identificar eventuais lições candidatas ao registro como lições aprendidas.
Conclusões: Ao constituir um acervo textual com informações potencialmente relevantes, a transcrição de reuniões de projeto pode contribuir com a memória organizacional e gestão do conhecimento em projetos executados por meio de métodos baseados no conhecimento tácito, como o Dragon Dreaming e as metodologias ágeis.
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