Doomscrolling

porque as pessoas passam muito tempo em mídias sociais “consumindo” conteúdo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p56

Palavras-chave:

Mídias sociais, Smartphones, Doomscrolling, Navegação online

Resumo

 

Objetivo: apresentar os fatores que influenciam a prática de doomscrolling.
Metodologia: pesquisa teórica de abordagem qualitativa e natureza explicativa, com coleta de dados realizada por meio de pesquisa bibliográfica nas bases Brapci, LILACS, Scopus e Web of Science.
Resultados: o termo doomscrolling designa o hábito contemporâneo de passar longos períodos rolando conteúdos na Internet, especialmente em mídias sociais, caracterizando-se como uma navegação compulsiva. O doomscrolling é um comportamento influenciado por fatores tecnológicos, contextuais e humanos-individuais. Esse fenômeno abre novas perspectivas para pesquisas na Ciência da Informação, particularmente nas áreas de comportamento informacional, ansiedade de informação e apropriação de informação.
Conclusões: o comportamento de doomscrolling surge em um cenário infotecnológico que favorece seu desenvolvimento e está associado a emoções e sensações negativas, como fadiga e frustração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Katiane Vieira Chaves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente adjunto do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em de Ciência da Informação da UFPB.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB.

Referências

ANAND, N. SHARMA, M. K.; THAKUR, P. C.; MONDAL, I.; SAHU, M.; SINGH, P.; AJITH, S. J.; KANDE, J. S.; NEERAJ, M. S.; SINGH, R. Doomsurfing and doomscrolling mediate psychological distress in CO VID‐19 lockdown: Implications for awareness of cognitive biases. Perspectives in Psychiatric Care, [S. l.], v. 58, n. 1, p. 170-172, 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8250995/. Acesso em: 27 nov. 2024.

AQUINO, C. A. B.; MARTINS, J. C. O. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482007000200013. Acesso em: 27 nov. 2024.

ARAÚJO, W. J.; PINHO NETO, J. A. S.; CÓRDULA, F. R. A instantaneidade da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 2015. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/8081. Acesso em: 27 nov. 2024.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BEMBEM, A. H. C.; SANTOS, P. L. V. A. C.; PINHO NETO, J. A. S. Tempo do conhecimento interativo: reflexões sobre a inteligência coletiva e o pensamento complexo. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 11–31, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/36624. Acesso em: 27 nov. 2024.

BLADES, R. Protecting the brain against bad news. Canadian Medical Association Journal, [S. l.], v. 193, n. 12, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33753370/. Acesso em: 27 nov. 2024.

CHARPENTIER, C. J.; DEZZA, I. C.; VELLANI, V.; GLOBIG, L. K.; GÄDEKE, M.; SHAROT, T. Anxiety increases information-seeking in response to large changes. Scientific reports, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 7385-7385, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35513397/. Acesso em: 27 nov. 2024.

CHISHOLM, A.; HARTMAN-CAVERLY, S. Privacy Literacy: From Doomscrolling to Digital Wellness. Portal: Libraries and the Academy, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 53-79, 2022. Disponível em: https://preprint.press.jhu.edu/portal/sites/default/files/chisholm.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.

D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

DAS, B. S. Teaching Journalism in the Era of Doomscrolling. Radical Teacher, [S. l.], v. 124, p. 24-32, 2022.

DURMUŞ, S. Ç.; GÜLNAR, E.; ÖZVEREN, H. Determining digital burnout in nursing students: a descriptive research study. Nurse Education Today, [S. l.], v. 111, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35245738/. Acesso em: 27 nov. 2024.

GÖLDAĞ, B. An Investigation of the Relationship between University Students' Digital Burnout Levels and Perceived Stress Levels. Journal of Learning and Teaching in Digital Age, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 90-98, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1330919.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.

GUEDES, M. S. Os impactos do efeito bolha causado pelos algoritmos do Facebook para o direito de resposta. Boletim Científico ESMPU, Brasília, v. 16, n. 50, p. 67-85, 2017. Disponível em: https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/534. Acesso em: 27 nov. 2024.

HAN, B. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

JANG, C. W.; KIM, M.; KANG, S. W.; CHO H. E. Reliability, quality, and educational suitability of TikTok videos as a source of information about scoliosis exercises: a cross-sectional study. Healthcare, [S. l.], v. 10, n. 9, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36141233/. Acesso em: 27 nov. 2024.

KONG, W.; SONG, S.; ZHAO Y. C.; ZHU, Q.; SHA, L. Tiktok as a health information source: assessment of the quality of information in diabetes-related videos. Journal of Medical Internet Research, [S. l.], v. 23, n. 9, 2021. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/9/e30409/. Acesso em: 27 nov. 2024.

KORMELINK, T. G.; GUNNEWIEK, A. K. From “Far Away” to “Shock” to “Fatigue” to “Back to Normal”: How Young People Experienced News During the First Wave of the COVID-19 Pandemic. Journalism Studies, [S. l.], v. 23, n. 5-6, p. 669-686, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/1461670X.2021.1932560. Acesso em: 27 nov. 2024.

KUHLTHAU, C. C. Information search process. Nova Jersey: Rutgers University, 2018. Disponível em: http://wp.comminfo.rutgers.edu/ckuhlthau/information-search-process/. Acesso em: 02 fev. 2023.

KUHLTHAU, C. C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, [S. l.], v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991. Disponível em: https://ils.unc.edu/courses/2014_fall/inls151_003/Readings/Kuhlthau_Inside_Search_Process_1991.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LOPES, M. M. Q. C. D. Design persuasivo e motivacional: um estudo de padrões de design e práticas críticas. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

LUPINACCI, L. Absentmindedly scrolling through nothing’: liveness and compulsory continuous connectedness in social media. Media, culture & society, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 273-290, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0163443720939454. Acesso em: 27 nov. 2024.

MADRUGA, T. D. B.; COSTA, T.; OLIVEIRA, H. P. C. Estresse digital. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 14, n. esp., p. 1-19, 2021. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/569. Acesso em: 27 nov. 2024.

MARTINS, R. P. Informação e conhecimento: uma abordagem dos sistemas de recuperação de informações a partir das interações sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 13, n. 2, p. 77-87, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22367. Acesso em: 27 nov. 2024.

MORVILLE, P. Ambient findability. Sebastopol: O’Really, 2005.

OLIVEIRA, H. P. C.; COSTA, T.; TRINDADE, A. S. C. E. Doomscrolling e serendipidade: questões tecnológicas e conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais [...]. São Paulo: ANCIB, 2022. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/1053. Acesso em: 27 nov. 2024.

OLIVEIRA, H. P. C.; SILVA, J. Ansiedade de informação revisitada: proposta de um questionário de medida. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: ANCIB, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1539. Acesso em: 27 nov. 2024.

PINHO, J. A. S. As novas tecnologias da comunicação e informação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas Midiáticas, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11630. Acesso em: 27 nov. 2024.

PRICE, M.; LEGRAND, A. C.; BRIER, Z. M. F.; STOLK-COOKE, K. V.; PECK, K.; DODDS, P. S.; DANFORTH, C. M.; ADAMS, Z. W. Doomscrolling during COVID-19: the negative association between daily social and traditional media consumption and mental health symptoms during the covid-19 pandemic. Psychological Trauma: theory, research, practice, and policy, [S. l.], v. 14, n. 8, p. 1338-1346 1-13, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35157484/. Acesso em: 27 nov. 2024.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnidas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAGHAVAN, Prabhakar. Brainstorm Tech 2022: organizando as informações do mundo. [Entrevista concedida a] Brian O'Keefe, Fortune, 2022. Disponível em: https://l1nq.com/QiZaq. Acesso em: 1 ago. 2022.

RIBEIRO, R. R.; MARTINUZZO, J. A. A reinfosfera na pandemia do novo coronavírus: infodemia, fake news e sociabilidade perversa. LIINC em Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5694/5271. Acesso em: 27 nov. 2024.

SALISBURY, L. On not being able to read: doomscrolling and anxiety in pandemic times. Textual Practice, Londres, v. 37, n. 6, p. 887-918p. 1-32, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37337528/. Acesso em: 27 nov. 2024.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SATICI, S. A.; TEKIN, E G.; DENIZ, M. E.; SATICI, B. Doomscrolling Scale: its association with personality traits, psychological distress, social media use, and wellbeing. Applied Research In Quality Of Life, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 833-847, p. 1-15, out. 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11482-022-10110-7. Acesso em: 27 nov. 2024.

SHARMA, B.; LEE, S. S.; JOHNSON, B. K. Supplemental Material for The dark at the end of the tunnel: doomscrolling on social media newsfeeds. Technology, Mind, And Behavior, Washington, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://tmb.apaopen.org/pub/nn9uaqsz/release/3. Acesso em: 27 nov. 2024.

VALTONEN, T; TADRE, M.; MÄKITALO, K.; VARTIAINEN, H. Media literacy education in the age of machine learning. Journal Of Media Literacy Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 20-36, set. 2019. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol11/iss2/2/. Acesso em: 27 nov. 2024.

VERD, J. M. et al. La homofilia/heterofilia en el marco de la teoría y análisis de redes sociales. Orientación metodológica, medición y aplicaciones. Metodología de Encuestas, Barcelona, v. 16, p. 5-25, 2014. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/274754. Acesso em: 27 nov. 2024.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science Research, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 49-53, 2000. Disponível em: https://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf. Acesso em: 27 nov. 2024.

YTRE-ARNE, B.; MOE, H. Doomscrolling, monitoring and avoiding: news use in covid-19 pandemic lockdown. Journalism Studies, Londres, v. 22, n. 13, p. 1739-1755, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1461670X.2021.1952475. Acesso em: 27 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Trindade, A. S. C. E. da, Chaves, K. V., Oliveira, H. P. C. de, & Sousa, M. R. F. de. (2024). Doomscrolling: porque as pessoas passam muito tempo em mídias sociais “consumindo” conteúdo?. Informação & Informação, 29(2), 56–80. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p56