Doomscrolling
porque as pessoas passam muito tempo em mídias sociais “consumindo” conteúdo?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p56Palavras-chave:
Mídias sociais, Smartphones, Doomscrolling, Navegação onlineResumo
Objetivo: apresentar os fatores que influenciam a prática de doomscrolling.
Metodologia: pesquisa teórica de abordagem qualitativa e natureza explicativa, com coleta de dados realizada por meio de pesquisa bibliográfica nas bases Brapci, LILACS, Scopus e Web of Science.
Resultados: o termo doomscrolling designa o hábito contemporâneo de passar longos períodos rolando conteúdos na Internet, especialmente em mídias sociais, caracterizando-se como uma navegação compulsiva. O doomscrolling é um comportamento influenciado por fatores tecnológicos, contextuais e humanos-individuais. Esse fenômeno abre novas perspectivas para pesquisas na Ciência da Informação, particularmente nas áreas de comportamento informacional, ansiedade de informação e apropriação de informação.
Conclusões: o comportamento de doomscrolling surge em um cenário infotecnológico que favorece seu desenvolvimento e está associado a emoções e sensações negativas, como fadiga e frustração.
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