Correlacionamento do Altmetric Attention Score com dados desagregados de mídias sociais

análise dos artigos de acesso aberto da biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p231

Palavras-chave:

Revistas científicas, Acesso aberto, Altmetria, Estudos métricos

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é correlacionar indicadores Altmetric Atention Score (AAS) de periódicos de acesso aberto da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação com as diferentes fontes de atenção online.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica que se valeu de testes estatísticos para ratificar os dados analisados. A amostra foi composta por 937 artigos de periódicos de acesso aberto indexados na subárea Library and Information Science da base SCOPUS, sendo que os dados altmétricos foram oriundos da plataforma Altmetric.com.
Resultados: O Mendeley e o Twitter (nome atual X) figuraram-se como as fontes que receberam maior número de menções. O AAS é correlacionado com praticamente todos os indicadores, no entanto, não tem relacionamento significativo com fontes como Patent, F1000, Q&A e Vídeo. Já Blogs e o Twitter possuem um relacionamento forte com AAS.
Conclusão: As diferentes mídias sociais possuem audiência específica e a desagregação dos indicadores altmétricos pode ser útil para avaliar de forma mais precisa a atenção social de uma pesquisa e para entender como a pesquisa está sendo percebida e discutida na sociedade.

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Biografia do Autor

Ednéia Silva Santos Rocha, Universidade de São Paulo

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil.

Marcia Regina da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil.

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Rocha, E. S. S., Silva, M. R. da, & Maricato, J. de M. (2024). Correlacionamento do Altmetric Attention Score com dados desagregados de mídias sociais: análise dos artigos de acesso aberto da biblioteconomia e Ciência da Informação. Informação & Informação, 28(3), 231–254. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p231