Design da informação e curadoria digital no contexto das mídias sociais de equipamentos culturais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p152Palavras-chave:
Design da Informação, Curadoria Digital, Mídias Sociais, FolksonomiaResumo
Objetivo: Apresentar contribuições para o compartilhamento da informação nas mídias sociais, a partir dos recursos do Design da Informação e das ações da Curadoria Digital, interdisciplinares à Ciência da Informação.
Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das relações entre o Design da Informação e a Curadoria Digital no contexto das mídias sociais de equipamentos culturais em ambientes dígito-virtuais. Posteriormente, foram analisadas experiências desses equipamentos com as mídias sociais, nas quais foram selecionadas duas mídias da Biblioteca Britânica: Instagram e Flickr.
Resultados: Foi possível identificar a Folksonomia como um recurso emergente do Design da Informação para a descrição e representação da informação nas mídias sociais. Assim, a construção coletiva do conhecimento possibilita aos equipamentos culturais compartilharem seus conteúdos com base nas especificidades de cada mídia, nas potencialidades dos seus acervos e nas tipologias de comunidades de interesse.
Conclusões: Os recursos do Design da Informação e as ações da Curadoria Digital, quando convergidos com a Ciência da Informação, facilitam os processos de construção do conhecimento pelas potencialidades dos sistemas de informação e estimulam reflexões acerca das atividades técnicas dos profissionais da informação, das políticas públicas e institucionais de cultura.
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