Os arquivos públicos do Estado de Santa Catarina cadastrados no Conselho Nacional de Arquivos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p125Resumo
Objetivo: A pesquisa busca discutir a relação entre arquivos públicos catarinenses registrados no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos e o número de municípios do Estado de Santa Catarina, assim como as pesquisas científicas sobre essas unidades de informação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa e conforme os procedimentos adotados é documental e bibliográfica. A coleta de dados ocorreu no cadastro supracitado e na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Resultados: Constatou-se que a relação entre os arquivos públicos cadastrados no Conselho Nacional de Arquivos e o número de municípios do Estado de Santa Catarina é baixa, o montante obtido sugere que muitos municípios não possuem arquivos públicos estruturados. Além disso, a literatura nacional possui pesquisas que tratam desses acervos e que costumeiramente utilizam o cadastro para a obtenção de informações sobre essas instituições, demonstrando a relevância desse instrumento para o acesso à informação. Conclusões: É necessário que os municípios catarinenses desenvolvam e mantenham seus arquivos públicos, visando respeitar a legislação vigente e atender as demandas informacionais da sociedade, afinal essas instituições colaboram para a transparência das ações governamentais e para a preservação da memória e história da população. A inexistência dessas instituições em municípios tende a favorecer a perda do patrimônio documental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Oda, Vanessa Aline Schveitzer, Eliana Maria dos Santos Bahia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.