Uma análise da mobilidade acadêmica baseado em dados de doutores da área de Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p360

Palavras-chave:

Mobilidade acadêmica, Ciência da Informação, Análise de dados

Resumo

Objetivo: Analisar como ocorre o êxodo científico no Brasil baseado em doutores da área da Ciência da Informação, em que indivíduos de diversas localidades do país migram em busca de uma melhor formação acadêmica.
Metodologia:
utilizou-se como fonte de dados a Plataforma Lattes, extraindo todos os currículos com a ferramenta LattesDataXplorer e a partir de então foi efetuada todo o tratamento de dados para análises posteriores.
Resultados: realizou-se cálculos de distâncias médias percorridas pelos doutores da Ciência da Informação, bem como foi possível destacar os fluxos dos estados ao longo da formação acadêmica, bem como as principais cidades habitadas por estes indivíduos.
Conclusões: observou-se que os indivíduos tendem a percorrer baixas distâncias ao longo do processo de formação, a localização geográfica possui forte influência sobre o processo migratório para capacitação e que a cidade de São Paulo é preferida pelos indivíduos no processo de formação.

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Biografia do Autor

Higor Alexandre Duarte Mascarenhas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Brasil.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Mascarenhas, H. A. D., & Dias, T. M. R. (2023). Uma análise da mobilidade acadêmica baseado em dados de doutores da área de Ciência da Informação. Informação & Informação, 27(3), 360–379. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p360