Associação entre os Sistemas de Avaliação da Pesquisa e os Padrões de Publicação nas Ciências da Saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p288

Palavras-chave:

Sistemas de avaliação da pesquisa, Padrões de publicação, Ciências da Saúde, Brasil

Resumo

Objetivo: Realiza estudo bibliométrico da produção científica das Ciências da Saúde no Brasil para determinar se os padrões de publicação dos pesquisadores submetidos às avaliações das duas principais agências de fomento no país (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), diferem daqueles dos que não são avaliados. A análise é complementada pelo quadro teórico de Richard Whitley sobre sistemas de avaliação “fracos” e “fortes” e os mecanismos que influenciam a produção científica.
Metodologia: Os dados da produção científica foram coletados da plataforma Lattes. Utiliza uma amostra aleatória estratificada conformada por grupos homogêneos de pesquisadores, considerando se estão submetidos ou não às avaliações.
Resultados: Os resultados mostram que a produção científica dos pesquisadores bolsistas de produtividade e docentes permanentes de programas de pós-graduação está alinhada com os critérios de avaliação utilizados pelas duas agências, enquanto a dos pesquisadores que não são bolsistas, nem docentes permanentes, não está. Verifica diferenças importantes relativas ao idioma utilizado, o país de publicação da revista, sua indexação na Web of Science, seu Fator de Impacto do Journal Citation Reports, e seu enquadramento nos estratos superiores do Qualis Periódicos.
Conclusões: Os resultados sugerem que essas diferenças poderiam ter como base o fato de os pesquisadores avaliados serem influenciados pelos mecanismos de alocação de recursos e incremento de reputação que subjazem os sistemas de avaliação utilizados pelas agências, enquanto seus pares não avaliados não sentem tal influência de forma direta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dr. Alejandro Caballero Rivero, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE), Recife, Brasil. Bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Dr. Prof. Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Information Stratégique Et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (AMU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Dr. Prof. Piotr Trzesniak, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Referências

BAL, R. Playing the Indicator Game: Reflections on Strategies to Position an STS Group in a Multi-disciplinary Environment. Engaging Science, Technology, and Society, [S. l.], v. 3, p. 41-52, 2017. DOI: https://doi.org/10.17351/ests2017.111 DOI: https://doi.org/10.17351/ests2017.111

BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947

CARVALHO, K.; ODDONE, N. E.; CAFÉ, A. L. P.; MENEZES, V. Aspectos gerenciais da política científica brasileira: um olhar sobre a produção científica do campo da sociologia face aos critérios de avaliação do CNPq e da CAPES. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 187-212, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36908/31550. Acesso em: 25 jun. 2021.

CASTRO, C. M.; SOARES, G. A. D. Avaliando as avaliações da capes. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 63-73, 1983. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/S3QCpzppVgWKm6h6LdQjqZD/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901983000300007

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Resolução Normativa RN-028/2015. Bolsas individuais no país. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 2015. Disponível em: http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132#PQ. Acesso em: 13 jul. 2021.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 2019. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8722. Acesso em: 12 jul. 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇÕAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Reestruturação do Qualis. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Restruturacao_Qualis.pdf. Acesso em: 16 maio 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇÕAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). História e missão. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 11 jul. 2021.

COZZENS, S. E. Options for me future of research evaluation. In: COZZENS, S. E.; HEALEY, P.; RIP, A.; ZIMAN, J. (ed.). The Research System in Transition. Dordrecht: Kluwer Academic Publishing, 1990. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-2091-0

DEUTZ, D. B.; DRACHEN, T. M.; DRONGSTRUP, D.; OPSTRUP, N.; WIEN, C. Quantitative quality: a study on how performance based measures may change the publication patterns of Danish researchers. Scientometrics, [S. l.], v. 26, n. 4, p. 3303-3320, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-03881-7 DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-03881-7

FERREIRA, L. R.; CHAVES, V. L. J. A Pós-graduação no Brasil: interfaces entre o financiamento e a expansão. In: CONFERÊNCIA DO FORO DE GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA (FORGES), 6., 2016, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2016. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/6-Luciana-Ferreira-et-al_A-Pos-Graduacao-no-Brasil.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.

FONSECA, C. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 261-275, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832001000200014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832001000200014

GÉNOVA, G.; ASTUDILLO, H.; FRAGA, A. The Scientometric Bubble Considered Harmful. Science and Engineering Ethics, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 227-235, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-015-9632-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-015-9632-6

GLÄSER, J. A fight on epistemological quicksand: Comment on the dispute between van den Besseelaar et al. and Butler. Journal of Informetrics, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 927-932, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.05.019 DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.05.019

GLÄSER, J.; LAUDEL, G. Evaluation without Evaluators: the Impact of Funding Formulae on Australian University Research. In: WHITLEY, R.; GLÄSSER, J. (ed.). The changing governance of the sciences: the advent of Research Evaluation Systems. Dordrecht: Springer, 2007. p. 127-152. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6746-4_6

GLÄSER, J.; LAUDEL, G. Governing Science. European Journal of Sociology, [S. l.], v. 57, n. 1, p. 117-168, 2016. DOI: 10.1017/S0003975616000047. DOI: https://doi.org/10.1017/S0003975616000047

HAMMARFELT, B.; RICKJE, S. Accountability in context: effects of research evaluation systems on publication practices, disciplinary norms, and individual working routines in the faculty of Arts at Uppsala University. Research Evaluation, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 63-77, Jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1093/reseval/rvu029. DOI: https://doi.org/10.1093/reseval/rvu029

HICKS, D. Performance-based university research funding systems. Research Policy, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 251-261, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2011.09.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2011.09.007

JIMÉNEZ-CONTRERAS, E.; MOYA-ANEGÓN, F.; LÓPEZ-CÓZAR, E. D. The evolution of research activity in Spain The impact of the National Commission for the Evaluation of Research Activity (CNEAI). Research Policy, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 123-142, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00008-2 DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00008-2

KNELLER, R. Prospective and Retrospective Evaluation Systems in context: Insights from Japan. In: WHITLEY, R.; GLÄSSER, J. (ed.). The changing governance of the sciences: the advent of Research Evaluation Systems. Dordrecht: Springer, 2007. p. 51-74. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6746-4_3

KORYTKOWSKI, P.; KULCZYCKI, E. Examining how country level science policy shapes publication patterns: the case of Poland. Scientometrics, [S. l.], v. 119, n. 3, p. 1519-1543, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-019-03092-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-019-03092-1

MARQUES, M.; POWELL, J. J. W.; ZAPP, M.; BIESTA, G. How does research evaluation impact educational research? Exploring intended and unintended consequences of research assessment in the United Kingdom, 1986-2014. European Educational Research Journal, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 820-842, 2017. DOI: 10.1177/1474904117730159. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904117730159

MENEZES, V., ODDONE, N. E., CAFÉ, A. L. P. Aspectos reputacionais dos sistemas de avaliação da produção científica no campo da Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/270/270. Acesso em: 24 jun. 2021.

MOED, H. F. UK Research Assessment Exercises: Informed judgments on research quality or quantity? Scientometrics, v. 74, n. 1, p. 153-161, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-008-0108-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-008-0108-1

MUGNAINI, R. Avaliação da produção científica brasileira: contextualização e indicadores. In: POBLACION, D. A.;

WITTER, G. P.; RAMOS, L. M. S. V.; FUNARO, V. M. B. O. (org.). Revistas científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2011. p. 43-68.

RIJCKE, S.; WOUTERS, P. F.; RUSHFORTH, A. D.; FRANSSEN, T. P.; HAMMARFELT, B. Evaluation practices and effects of indicator use-a literature review. Research Evaluation, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 161-169, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/reseval/rvv038 DOI: https://doi.org/10.1093/reseval/rvv038

SILE, L.; VANDERSTRAETEN, R. Measuring changes in publication patterns in a context of performance based research funding systems: the case of educational research in the University of Gothenburg (2005-2014). Scientometrics, [S. l.], v. 118, p. 71-91, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2963-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2963-8

TRZESNIAK, P. As dimensões da qualidade dos periódicos dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 346-377, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000200013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200013

TRZESNIAK, P.; CABALLERO-RIVERO, A. A pós-graduação no Brasil: sua formação e os efeitos de suas políticas de avaliação. In: ACERO GÓMEZ, M. (coord.). Sistemas de evaluación y edición universitaria. Bogotá: Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia, 2019. p. 47-78.

WHITLEY, R. Changing Governance of the Public Sciences: The Consequences of Establishing Research Evaluation Systems for Knowledge Production in Different Countries and Scientific Fields. In: WHITLEY, R.; GLÄSSER, J. (ed.). The changing governance of the sciences: the advent of Research Evaluation Systems. Dordrecht: Springer, 2007. p. 3-30.

WHITLEY, R.; GLÄSSER, J. (ed.). The changing governance of the sciences: the advent of Research Evaluation Systems. Dordrecht: Springer, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6746-4

WHITLEY, R.; GLÄSSER, J.; ENGWALL, L. (ed.). Reconfiguring Knowledge Production: Changing Authority Relationships in the Sciences and their Consequences for Intellectual Innovation. New York: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199590193.001.0001

WOUTERS, P. The Citation: From Culture to Infrastructure. In: CRONIN, B.; SUGIMOTO, C. R. (ed.). Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact. Cambridge MA: MIT press, 2014. p. 47-66.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Caballero Rivero, A., Macedo dos Santos, R. N., & Trzesniak, P. (2023). Associação entre os Sistemas de Avaliação da Pesquisa e os Padrões de Publicação nas Ciências da Saúde no Brasil. Informação & Informação, 27(3), 288–316. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p288