(Re)Vi na TV, fui lá e ‘Twittei’
TV e Mídias Sociais como laço social e espaços de memória diante da música infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p225Palavras-chave:
Memória, Música, Televisão, Rede social.Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é averiguar o papel da música e da televisão na constituição e evocação de memórias afetivas recordadas via Twitter[1], diante da volta dos artistas musicais Balão Mágico, Sandy & Junior e Rouge, além de analisar a atuação da rede social Twitter como ambiente de proliferação de memórias e afetos. Metodologia: Por meio de uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), investigamos mensagens publicadas no Twitter durante a primeira aparição de cada artista na TV após seu respectivo retorno. Resultados: Os resultados apontam a TV e a música como meios capazes de estimular memórias e afetos positivos na audiência, enquanto o Twitter permite que o público repercuta a programação ao mesmo tempo em que a assiste, gerando um laço social entre telespectadores de todo o mundo.
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