Perspectiva dos estudantes com deficiência visual sobre a mediação da informação no âmbito das bibliotecas do IF Baiano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p85Palavras-chave:
Mediação da Informação, Deficientes Visuais, Biblioteca Multinível - IF Baiano, Estudo de CasoResumo
Objetivo: evidenciar como as bibliotecas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) têm desenvolvido o processo de mediação da informação com, e na perspectiva, dos estudantes com deficiência visual.
Metodologia: pesquisa de natureza descritiva, para cujo desenvolvimento se utilizou o método de estudo de caso. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas.
Resultados: os dados das entrevistas indicaram que é importante disponibilizar informações utilitárias, porque muitos usuários frequentam outros ambientes sociais; precisam ampliar o diálogo entre os profissionais da biblioteca, por meio da escuta sensível com os deficientes visuais; realizar qualificações, visando à formação autônoma desses sujeitos; melhorar seu nível de informação sobre as atividades realizadas pelas bibliotecas e diversificá-las, como, por exemplo, oferta de ledores (pessoas que leem livros e descrevem imagens).
Conclusões: as atividades mediadoras devem refletir as necessidades e expectativas dos usuários, especialmente os deficientes visuais, de modo que reflitam uma busca por acolher e manter a presença desses sujeitos que são diferentes e ampliar a diversidade nos ambientes informacionais.
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