O produtivismo acadêmico no fazer e no sentir dos docentes da Pós-Graduação em Ciência da Informação sob o impacto da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p109

Palavras-chave:

Produtivismo acadêmico, Intensificação do trabalho docente, Ciência da Informação, Brasil.

Resumo

Objetivo: analisar o produtivismo acadêmico na atividade dos docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil, sob o impacto da pandemia de COVID-19.
Metodologia: a pesquisa é de cunho bibliográfico, documental e descritivo, sob abordagem qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados se dá por meio da aplicação de questionário.
Resultados: revelam, entre outras questões, que o produtivismo acadêmico interfere no desenvolvimento de outras atividades inerentes ao fazer docente, que não apenas a pesquisa, a sua produção e comunicação em periódicos científicos. Revelam, ainda, que a pandemia de COVID-19 impacta no excesso de trabalho, devido home office, trabalho remoto, tempo demasiado online, invasão do espaço-tempo.
Conclusões: o produtivismo acadêmico interfere na saúde física e mental dos docentes, tendo o estado destes seriamente agravados pela pandemia de COVID-19.

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Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora (UE). Docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Edilson Teixeira Barbosa Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Costa, L. F. da, & Barbosa Filho, E. T. (2024). O produtivismo acadêmico no fazer e no sentir dos docentes da Pós-Graduação em Ciência da Informação sob o impacto da pandemia de COVID-19. Informação & Informação, 29(3), 109–152. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p109