O produtivismo acadêmico no fazer e no sentir dos docentes da Pós-Graduação em Ciência da Informação sob o impacto da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p109Palavras-chave:
Produtivismo acadêmico, Intensificação do trabalho docente, Ciência da Informação, Brasil.Resumo
Objetivo: analisar o produtivismo acadêmico na atividade dos docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil, sob o impacto da pandemia de COVID-19.
Metodologia: a pesquisa é de cunho bibliográfico, documental e descritivo, sob abordagem qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados se dá por meio da aplicação de questionário.
Resultados: revelam, entre outras questões, que o produtivismo acadêmico interfere no desenvolvimento de outras atividades inerentes ao fazer docente, que não apenas a pesquisa, a sua produção e comunicação em periódicos científicos. Revelam, ainda, que a pandemia de COVID-19 impacta no excesso de trabalho, devido home office, trabalho remoto, tempo demasiado online, invasão do espaço-tempo.
Conclusões: o produtivismo acadêmico interfere na saúde física e mental dos docentes, tendo o estado destes seriamente agravados pela pandemia de COVID-19.
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