Modelo multicritério construtivista para apoiar a gestão de uma biblioteca na perspectiva da sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p1Palavras-chave:
Gestão de bibliotecas, Sustentabilidade, Modelo de avaliação de desempenho, MCDA-CResumo
Objetivo: construir um modelo de apoio a gestão de uma biblioteca, de Instituição de Ensino Superior, na perspectiva da sustentabilidade, fundamentado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C.
Metodologia: caracteriza-se por ser um estudo de caso, de caráter exploratório, descritivo e abordagem quali-quantitativa, apresentando uma visão construtivista na construção do modelo.
Resultados: (i) identificação pelo decisor de seis áreas de preocupação: Impactos ambientais, Impactos sociais, Impactos econômicos, Imagem da biblioteca, Comprometimento com o ensino e aprendizagem, e Inovação, criatividade, soluções inteligentes; (ii) construção do modelo multicritério de apoio à decisão composto por um conjunto de escalas cardinais que evidenciam e mensuram a situação atual do perfil de desempenho, de forma local e global, da gestão da biblioteca na perspectiva da sustentabilidade; (iii) demonstração, gráfica e numérica, das propriedades do contexto em nível de desempenho excelente, competitivo e comprometedor; (iv) evidenciação do processo para gerar ações de aperfeiçoamento nas atividades com desempenho crítico que apresentam condições de potencializar melhorias nos resultados da biblioteca.
Conclusões: o processo construtivista utilizado permitiu ao decisor expandir seu entendimento quanto as propriedades essenciais para fundamentar uma gestão com perspectiva sustentável, baseada no monitoramento do desempenho da situação atual e na busca do melhor alcance de seus objetivos e valores para o contexto.
Downloads
Referências
ADAMS, C. A. Sustainability reporting and performance management in universities: challenges and benefits. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 384-392, nov. 2013. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/SAMPJ-12-2012-0044/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-12-2012-0044
ALEIXO, A. M.; LEAL, S.; AZEITEIRO, U. M. Conceptualization of sustainable higher education institutions, roles, barriers, and challenges for sustainability: an exploratory study in Portugal. Journal of Cleaner Production, [S. l.], v. 172, p. 1664-1673, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652616318443?via%3Dihub. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.11.010
ALGHAMDI, N.; HEIJER, A. D.; JONGE, H. de. Assessment tools' indicators for sustainability in universities: an analytical overview. International Journal Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 84-115, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-04-2015-0071/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-04-2015-0071
ALMEIDA, M. S. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.
AMARAL, L. P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J. B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal Sustainability in Higher Education, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 155-172, mar. 2015. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-02-2013-0017/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2013-0017
ASANTE, E.; NGULUBE, P. Critical success factors for total quality management implementation and implications for sustainable academic libraries. Library Management, [S. l.], v. 41, n. 6/7, p. 545-563, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LM-02-2020-0017/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-02-2020-0017
ASOGWA, B. E. Libraries in the information age a measure of performance, competencies and constraints in academic libraries in Nigerian universities. Eletronic Library, [S. l.], v. 32, n. 5, p. 603-621, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EL-07-2012-0097/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/EL-07-2012-0097
AULISIO, G. J. Green libraries are more than just buildings. Electronic Green Journal, [S. l.], v. 1, n. 35, 2013 Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/3x11862z. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5070/G313514058
BANA e COSTA, C. A. et al. Decision support systems in action: integrated application in a multicriteria decision aid process. European Journal of Operational Research, [S. l.], v. 113, n. 2, p. 315-335, 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0377221798002197?via%3Dihub. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/S0377-2217(98)00219-7
BANA E COSTA, C. A. Três convicções fundamentais na prática do apoio à decisão. Pesquisa Operacional, [S. l.], v. 13, n. 1, jun. 1993. Disponível em: http://web.ist.utl.pt/carlosbana/bin/Pesquisa%20operacional.pdf.
BANA E COSTA, C. A.; VANSNICK, J. C. Uma abordagem ao problema da construção de uma função de valor cardinal: Macbeth. Investigação Operacional, [S. l.], v. 15, p. 15-35, jun. 1995. Disponível em: http://web.ist.utl.pt/carlosbana/bin/Uma%20nova%20abordagem%20ao%20problema....pdf. Acesso em: 01 out. 2024.
BARNARD, Z.; VAN DER MERWE, D. Innovative management for organizational sustainability in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 208-227, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-08-2014-0120/full/html. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-08-2014-0120
BERCHIN, I. I. et al. Strategies to promote sustainability in higher education institutions: a case study of a federal institute of higher education in Brazil. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 18, n. 7, p. 1018-1038, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-06-2016-0102/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-06-2016-0102
BERINGER, A. The Lüneburg Sustainable University Project in international comparison: an assessment against North American peers. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 446-461, 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/14676370710823609/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/14676370710823609
CALDATTO, F. C. et al. Urban sustainability performance measurement of a small Brazilian City. Sustainability, [S. l.], v. 13, n. 17, 9858, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/17/9858. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su13179858
CARVALHO, W. S. M. de. Reflexões ergonômicas sobre o trabalho do bibliotecário em bibliotecas / unidades de informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, Florianópolis, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 07-21, 1998. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/325. Acesso em: 02 out. 2024.
CHOWDHURY, G. Building environmentally sustainable information services: a green is research agenda. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S. l.], v. 63, n. 4, p. 633-647, apr. 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21703. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.21703
CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, [S. l.], v. 14, n. 3-4, p. 181-195, jun. 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00799-014-0116-0. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0
DRAHEIN, A. D.; LIMA, E. P. de; COSTA, S. E. G. da. Performance in higher education institutions sustainable operations. Journal of Environmental management & Sustainability, [S. l.], v. 9, n. 1, e17159, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/17156/8174. Acesso em: 01 ou. 2024. DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v1i1.1088
EKERE, J. N.; OMEKWU, C. O.; NWOHA, C. M. Users' perception of the facilities, resources and services of the mtn digital library at the university of Nigeria, Nsukka. Library Philosophy and Practice (e-journal), [S. l.], p. 1-23, 2016. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1390/. Acesso em: 01 ou. 2024.
ENSSLIN, L. et al. Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista. Rev. Pesquisa Operacional, [S. l.], v. 30, n. 1, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pope/a/ctQV3SRr5dQCsYYB8DNfRPL/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-74382010000100007
ENSSLIN, L. et al. It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Jistem J. Inf. Syst. Technol. Mang., São Paulo, v. 12, n. 2, may./aug. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/gkkxTsqLwrrpv9XbBPGvMSS/?lang=en. Acesso em: 02 out. 2024.
ENSSLIN, L. et al. Management support model for information technology outsourcing. Journal of Global Information Management (JGIM), [S. l.], v. 28, n. 3, p. 123-147, jul. 2020. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.4018/JGIM.2020070107. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.4018/JGIM.2020070107
ENSSLIN, L., MONTIBELLER NETO, G.; NORONHA, S. M. Apoio à decisão: metodologias para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Brasil: Insular, 2001.
ENSSLIN, L.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 79-100, jan. 2000. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1475-3995.2000.tb00186.x. Acesso em: 01 ou. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-3995.2000.tb00186.x
ENSSLIN, L.; VIANNA, W. B. O design na pesquisa quali-quantitativa em engenharia de produção - questões epistemológicas. Revista Produção Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/28. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.28
FEDOROWICZ-KRUSZEWSKA, M. Green libraries and green librarianship: towards conceptualization. Journal of Librarianship and Information Science, [S. l.], v. 53, n. 4, p. 645-654, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0961000620980830. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000620980830
FLEACĂ, E.; FLEACĂ, B.; MAIDUC, S. Aligning strategy with sustainable development goals (SDGs): process scoping diagram for entrepreneurial higher education institutions (HEIs). Sustainability, [S. l.], v. 10, n. 1032, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/10/4/1032. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su10041032
FUJITA, M. S. P. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, 2005. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/1494047074?fromopenview=true&pq-origsite=gscholar&sourcetype=Scholarly%20Journals. Acesso em: 02 out. 2024.
JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, [S. l.], v. 71, n. 2, marc. 2010. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16069. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160
KAPITULČINOVÁ, D. et al. Towards integrated sustainability in higher education: mapping the use of the accelerator toolset in all dimensions of university practice. Journal of Cleaner Production, [S. l.], n. 172, p. 4367-4382, jan. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652617309757?via%3Dihub. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.05.050
KEENEY, R. L. Value-focused thinking: identifying decision opportunities and creatingalternatives. European Journal of Operational Research, [S. l.], v. 92, n. 3, 1996. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0377221796000045?via%3Dihub. Acesso em: 28 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(96)00004-5
KUZMA, E. et al. The relationship between innovation and sustainability: a meta-analytic study. Journal of Cleaner Production, [S. l.], v. 259, june 2020. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652620307927?via%3Dihub. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120745
LANDRY, M. A note on the concept of 'problem'. Organization studies, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 315-343, 1995. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/017084069501600206. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/017084069501600206
LONGARAY, A. A. et al. Assessment of a Brazilian public hospital’s performance for management purposes: a soft operations research case in action. Operations Research for Health Care, [S. l.], v. 5, p. 28-48, jun. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S221169231500017X?via%3Dihub. Acesso em: 01 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.orhc.2015.05.001
PURCELL, W. M.; HENRIKSEN, H.; SPENGLER, J. D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals "Living labs" for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 20, n. 8, p. 1343-1357, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-02-2019-0103/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2019-0103
REIS, M. B. Biblioteca universitária e a disseminação da informação. 2008. 260 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7932/1/Dissertação%20completissima.pdf. Acesso em: 02 out. 2024.
RITTEL, H. W.; WEBBER, M. M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy sciences, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 155-169, jun. 1973. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF01405730. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01405730
ROY, B. Decision science or decision-aid science? European Journal of Operational Research, [S. l.], v. 66, n. 2, p. 184-203, apr. 1993. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/037722179390312B?via%3Dihub. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(93)90312-B
ROY, B. Multicriteria methodology for decision aiding. Amsterdam: Kluwer, Academic Publishers, 1996. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4757-2500-1
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
SHENG, X.; SUN, L. Developing knowledge innovation culture of libraries. Library Management, [S. l.], v. 28, n. 1/2, p. 36-52, jan. 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/01435120710723536/full/html. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/01435120710723536
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.