Modelo multicritério construtivista para apoiar a gestão de uma biblioteca na perspectiva da sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p1

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas, Sustentabilidade, Modelo de avaliação de desempenho, MCDA-C

Resumo

Objetivo: construir um modelo de apoio a gestão de uma biblioteca, de Instituição de Ensino Superior, na perspectiva da sustentabilidade, fundamentado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C.
Metodologia: caracteriza-se por ser um estudo de caso, de caráter exploratório, descritivo e abordagem quali-quantitativa, apresentando uma visão construtivista na construção do modelo.
Resultados: (i) identificação pelo decisor de seis áreas de preocupação: Impactos ambientais, Impactos sociais, Impactos econômicos, Imagem da biblioteca, Comprometimento com o ensino e aprendizagem, e Inovação, criatividade, soluções inteligentes; (ii) construção do modelo multicritério de apoio à decisão composto por um conjunto de escalas cardinais que evidenciam e mensuram a situação atual do perfil de desempenho, de forma local e global, da gestão da biblioteca na perspectiva da sustentabilidade; (iii) demonstração, gráfica e numérica, das propriedades do contexto em nível de desempenho excelente, competitivo e comprometedor; (iv) evidenciação do processo para gerar ações de aperfeiçoamento nas atividades com desempenho crítico que apresentam condições de potencializar melhorias nos resultados da biblioteca.
Conclusões: o processo construtivista utilizado permitiu ao decisor expandir seu entendimento quanto as propriedades essenciais para fundamentar uma gestão com perspectiva sustentável, baseada no monitoramento do desempenho da situação atual e na busca do melhor alcance de seus objetivos e valores para o contexto.

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Biografia do Autor

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas pela University of Southern California (USC). Docente do Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, Brasil.

Edinei Antônio Moreno, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil.

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, Brasil.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Ensslin, L., Moreno, E. A., Dutra, A., Ensslin, S. R., & Chaves, L. C. (2024). Modelo multicritério construtivista para apoiar a gestão de uma biblioteca na perspectiva da sustentabilidade. Informação & Informação, 29(1), 1–34. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p1