Avaliação aberta

quando, por que e para quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p204

Palavras-chave:

Avaliação aberta, Revisão aberta, Comunicação científica, Ciência aberta

Resumo

Objetivo: A pesquisa visa contribuir com a adoção do open review minimizando obstáculos ideológicos sobre dinâmicas que permeiam o processo, em resposta às questões que originam e conduzem esta comunicação.
Metodologia: Para atender ao objetivo busca-se na literatura e nas métricas da produção científica recuperadas na Web of Science (WoS) ênfase em autoria, abordagens, data de publicação e área do conhecimento utilizadas para balizar aspectos distintos da temática.
Resultados: São 130 artigos, publicados de 1993- 2020, oriundos de diversas áreas do conhecimento em que a Ciência da Informação e a Medicina, com suas especialidades, apresentam a maior parte dos artigos.
Conclusões: Após análise dos questionamentos que originam o estudo faz-se algumas provocações sobre os rumos que a temática trilhará na ciência aberta e sobre os desafios para quem atua com open review.

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Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

Fernanda Mirelle de Almeida Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

Kleisson Lainnon Nascimento da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

Garcia, J. C. R., Silva, F. M. de A., & Silva, K. L. N. da. (2023). Avaliação aberta: quando, por que e para quem?. Informação & Informação, 27(4), 204–228. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p204