As contribuições da competência crítica em informação nas práticas informacionais de estudantes quilombolas no ensino superior: relato de pesquisa

Autores

  • Maria Ivone Maia Costa Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-8034-0712
  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p393

Palavras-chave:

Práticas Informacionais, Estudantes quilombolas, Competência Crítica em Informação

Resumo

Objetivos: Analisar dentro de um contexto histórico, social e cultural, as práticas informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará, com o intuito de contribuir para a elaboração de ações afirmativas, com a perspectiva de minimizar a problemática de acesso à informação enfrentado por esses sujeitos.
Metodologia: Pesquisa qualitativa dividida em três etapas: a primeira apresenta uma pesquisa bibliográfica; na segunda etapa apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa, na qual estão incluídas a pesquisa documental que possibilitou traçar um panorama acerca da presença dos estudantes quilombolas matriculados na instituição; uma pesquisa etnográfica, com a aplicação de um questionário no google forms e de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados sob os fundamentos da Análise Crítica do Discurso e na terceira etapa desenvolveu-se a triangulação dos dados obtidos nas etapas anteriores.
Resultados: Indicam que as práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas no campo acadêmico e no campo das comunidades tem uma interação social, demonstrando uma criticidade nas ações informacionais.
Conclusões: As ideias desenvolvidas nesta investigação contribuem principalmente para a concretização de ações práticas e geração de conhecimentos fundamentais nas questões das desigualdades sociais e culturais dentro do contexto pesquisado.

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Biografia do Autor

Maria Ivone Maia Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Costa, M. I. M., & Furtado, R. L. (2021). As contribuições da competência crítica em informação nas práticas informacionais de estudantes quilombolas no ensino superior: relato de pesquisa. Informação & Informação, 26(4), 393–423. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p393

Edição

Seção

Artigos