Modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n1p229Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Modelo, Bibliotecas técnico-acadêmicasResumo
Objetivo: Apresentar uma proposta de modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas.
Metodologia: O modelo foi concebido através de revisão bibliográfica e com base em modelos e metodologias existentes, estando focado nas bibliotecas pertencentes aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e foi avaliado por gestores de bibliotecas técnico-acadêmicas ligados a um desses institutos por meio de formulário online estruturado em questões que abordaram cada um dos elementos conceituais do modelo, no sentido de validá-lo a partir de suas percepções e expertises na gestão dessas bibliotecas. A técnica utilizada para análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo categorial.
Resultados: O modelo foi considerado essencial, acessível, abrangente, viável e estruturado. Os gestores mencionaram a importância de uma comunicação eficiente e ampla com os colaboradores da biblioteca, visando facilitar sua implementação, sem deixar de observar a cultura da organização como um elemento desafiador em todo o processo.
Conclusões: A avaliação e a validação evidenciaram que os elementos conceituais do modelo possibilitam um ambiente que facilita a implementação do gerenciamento do conhecimento nessas bibliotecas, aperfeiçoando serviços, produtos, qualificação dos colaboradores, otimização dos processos de gestão e adaptabilidade de acordo com as demandas e realidade de cada biblioteca, adaptando-se ao ambiente da instituição em que atuam.
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