A conservação e a preservação da documentação audiovisual da televisão educativa da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p474Palavras-chave:
Preservação, Conservação, Audiovisuais, Televisão Educativa da BahiaResumo
Objetivo: A pesquisa objetiva diagnosticar o estado de preservação e conservação do material audiovisual da Televisão Educativa da Bahia.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, realizada através de pesquisa de campo associada a observação participante e a pesquisa documental para compreensão da realidade com relação à preservação e à conservação desses documentos audiovisuais. A coleta das informações foi realizada através da investigação das condições de preservação e conservação com o auxílio de um check list e através de um questionário semiestruturado aplicado ao bibliotecário e a dois servidores da unidade de informação.
Resultados: Os resultados obtidos permitem inferir que na Televisão Educativa da Bahia, ainda não existe um plano de conservação e de preservação da documentação audiovisual já consolidado. A investigação revelou ainda a ausência de meios eficientes de preservação e conservação ao longo das atividades do ciclo documental da TVE Bahia, o que poderá condenar o legado audiovisual da emissora ao esquecimento e/ou ao desaparecimento total.
Conclusões: A pesquisa propicia identificar as ações e diretrizes para preservação e conservação da documentação audiovisual dessa emissora, as quais se aplicadas podem permitir a integridade da história e da memória da emissora e da Bahia.
Downloads
Referências
BOKOVA, I. Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisua. Brasília: Unesco, 27 out. 2014. Disponível em: http://www.unesco.org/. Acesso em: 1 mar. 2019.
BOKOVA, I. Dia Mundial do patrimônio Audiovisual. Portugal: Comissão Nacional da UNESCO - Ministério dos Negócios Estrangeiros, 26 out. 2017. Disponível em: https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/. Acesso em: 02 jan. 2019.
BUARQUE, M. D. Documentos sonoros: características e estratégias de preservação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 2, p. 37-50, 2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/81805. Acesso em: 19 jan. 2019.
CARVALHO, M. C. Preservação de acervos documentais: conceitos, agentes deteriorantes e controle. Belo Horizonte. Escola de Biblioteconomia. UFMG. dez.1997. (Texto mimeografado).
CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo, SP: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. p.80. (Projeto Como Fazer, v. 5).
CASSARES, N. C. A Ciência na conservação. In: GIORDANO, P. A.; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. (org.). Diálogos: conservação de acervos de bibliotecas. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2008. p.68.
CIRNE, M. T.; FERREIRA, S. M. A ética para os profissionais da informação audiovisual: o devir tecnológico a moldar uma atitude. Cadernos de Biblioteconomia Arquivística e Documentação, Lisboa, Portugal, n. 1, p. 115-129, 2002.
COLÔMBIA. Ministério da Cultura. Lineamientos para la conservación y preservación de archivos audiovisuales y sonoros. Colômbia: Mincultura, 2014.
DÍA MUNDIAL DEL PATRIMONIO AUDIOVISUAL: el tiempo se acaba. Swisslatin, Nações Unidas, 27 out. 2012. Disponível em: https://www.swisslatin.ch/d%C3%ADa-mundial-del-patrimonio-audiovisual-eltiempo-se-acaba/ Acesso em: 17 fev. 2019.
DUARTE, Z. (org.). A conservação e a restauração de documentos na era pós-custodial. Salvador: EDUFBA, 2014. p.283 .
EDMONDSON, R. Uma filosofia de arquivos audiovisuais. Paris: UNESCO, 1998. p.60 .
FERNANDES, I. A. Avaliação, armazenamento e preservação da informação audiovisual: o caso dos “brutos” de reportagem da SIC. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIDDENS, A. Sociologia. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GHIRARDELLO, N.; SPISSO, B. Patrimônio histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008.
HIDALGO GOYANES, Paloma. La documentación audiovisual de las televisiones. La problemática actual y el reto de la digitalización. Documentación de las Ciencias de la Información, [S. l.], v. 28, p.159-171, 2005.
HOLLÓS, A. C. Entre o passado e o futuro: os limites e as possibilidades da preservação documental no Arquivo Nacional do Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
INNARELLI, H. C. Preservação digital: a influência da gestão dos documentos digitais na preservação da informação e da cultura. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 2, p. 72-87, fev. 2011.
MAGALHÃES, A. Filmes e vídeos de artistas: características gerais dos suportes e problemas de conservação relacionados. 2007. Disponível em: http://www.apha.pt/ ploads/boletim5/2-AndreiaMagalhaes.pdf. Acesso em: 08 fev. 2019.
MÁRIO VERA, J. La preservacion audiovisual en la era de los pixeles. Bogotá: Fundación Patrimônio Filmico Colombiano; Mincultura, 2018. E-book.
MARTÍNEZ GARCÍA, S. M. La Conservación de las Cintas Magnéticas en el Centro de Investigación y Desarrollo de la Música Cubana: alternativas para salvaguardar el patrimonio musical cubano. 2008. Dissertação (Mestrado em Bibliotecologia e Ciência da Informação) – Universidade de Havana, Havana, 2008.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
SOUZA, C. R. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SPINELLI JÚNIOR, J. A conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos, 1997. p.90. (Documentos técnicos; 1).
TV BRASIL. A memória da televisão brasileira. In: Ver TV: Empresa Brasil de Comunicação - EBC, 10 out. 2010. Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/ episodio/a-memoria-da-televisao-brasileira. Acesso em: 02 jan. 2019.
UNESCO. Memória do mundo: diretrizes para a salvaguarda do patrimônio documental. Divisão da Sociedade da Informação, fev. 2002.
VAN BOGARD, J. W. C. Armazenamento e manuseio de fitas magnéticas: um guia para bibliotecas e arquivos. 2. ed. Rio de Janeiro, 2001.
WSCHEBOR, I.; CABRIO, J. ; SECCO, L.; BALÁS, M. O Laboratório de Preservação Audiovisual do Arquivo Geral da Universidade da República. Revista do Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 8, p. 93-105, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.