Uma proposta de metadados para o registro de lições aprendidas em projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p212

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Lição aprendida, Metadado, Projeto

Resumo

Introdução: Lições aprendidas são fundamentais para aprimorar a gestão de projetos nas organizações, tornando seu registro uma atividade crucial para a efetiva gestão do conhecimento que deles se origina. Neste sentido, definir os metadados que favoreçam descrever com fidedignidade o contexto relativo a uma determinada lição aprendida é um fator chave de sucesso.
Objetivo: Definir um conjunto básico de metadados para registrar lições aprendidas em projetos.
Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos exploratórios, que utilizou procedimentos bibliográfico e documental além dos softwares Excel e R.
Resultados: Apuração de uma amostra estatisticamente representativa contendo 54 formulários de registro de lições aprendidas utilizados por organizações de natureza pública ou privada, nacionais ou internacionais e originárias de 11 países, totalizando 169 atributos, que foram analisados e consolidados em um conjunto de 29 atributos que, por fim, foram apresentados como metadados segundo as melhores práticas propostas pela Dublin CoreTM Metadata Iniative.
Conclusões: O conjunto de metadados proposto oferece uma estrutura básica de alta confiabilidade para registrar lições aprendidas, que, no entanto, carece do desenvolvimento prévio de habilidades e produtos para favorecer sua utilização. Desta forma, recomenda-se que cada organização que se utilize da gestão de projetos elabore e utilize procedimentos, vocabulários e taxonomias próprios, padronizando o registro de lições aprendidas para facilitar a busca e recuperação de informações relevantes – talvez a maneira mais indicada para enfatizar a importância das lições aprendidas nas organizações e destacar o cuidado a se ter ao registrá-las.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Carlos Henrique Marcondes de Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

AMERICAN ACADEMY OF PROJECT MANAGEMENT (AAPM). IPMC Project management handbook for managers & executives. Colorado Spring: AAPM, 2009.

ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 310-332, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-5462: confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIATION FOR PROJECT MANAGEMENT (APM). APM Body of knowledge. 6 ed. Buckinghamshire: APM, 2012.

AXELOS Limited. Managing successful projects with PRINCE2®. 6 ed. Norfolk: Axelos Limited, 2017.

BENNER JUNIOR, L.; CAREY, W. D. Lessons learning system attributes: An analysis. In: ESReDA Seminar, 36., 2009, Coimbra. Anais […]. Coimbra, 2009.

CIANCONI, R. B. Gestão do conhecimento: visão de indivíduos e organizações no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

DUFFIELD, S.; WHITTY, J. A systemic lessons learned and captured knowledge (SLLCK) model for project organizations. In: PROJECT MANAGEMENT AUSTRALIA CONFERENCE, 9., 2012, Melbourne. Anais [...]. Melbourne, 2012. p. 4-18.

ECHEVARRIA-GUANILO, M. E.; GONCALVES, N.; ROMANOSKI, P. J. Propriedades psicométricas de instrumentos de medidas: bases conceituais e métodos de avaliação. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, 2017.

EKEN, G.; BILGIN, G.; DIKMEN, I.; BIRGONUL, M. T. A lessons learned database structure for construction companies. Procedia Engineering, n. 123, p. 135-144, 2015.

FERRADA, X.; NÚÑEZ, D.; NEYEM, A.; SERPELL, A.; SEPÚLVEDA, M. A cloud-based mobile system to manage lessons-learned in construction projects. Procedia Engineering, n. 164, p. 135-142, 2016.

FOSSHAGE, E. Considerations for implementing and organizational lessons learned process. Sandia National Laboratories. United States: Albuquerque, 2013.

FRANÇA, J. P. S.; NETTO, J. M.; CARVALHO, J. E. S.; SANTORO, F. M.; BAIÃO, F. A.; PIMENTEL, M. KIPO: the knowledge-intensive process ontology. Software and Systems Modeling, n. 14, p. 1127-1157, 2015.

FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G. A. Avaliação da confiabilidade de questionário: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., 2005, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2005.

FRICKE, R. M.; BATTISTI, I. D. E.; CORRENTE, A. E. Métodos estatísticos e a administração. Ijuí: Ijuí, 2009. (Coleção educação à distância. Série livro texto).

GHERARDI, S.; NICOLINI, D. The sociological foundations of organizational learning. In: DIERKES, M.; BERTHOIN ANTAL, A.; CHILD, J.; NONAKA, I. The handbook of organizational learning and knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 35-60

GNOLI, C. Mentefacts as a missing level in theory of information science. Journal of Documentation, v. 74, n. 6., p. 1226-1242, 2018.

GÓES, A. S.; HISATOMI, M. I.; BARROS, R. M. A.;GAIA L.A. A case study aiming to increase the quality of knowledge management in software development. In: LATIN AMERICAN COMPUTING CONFERENCE, 39., 2013, Naiguata. Anais […]. Naiguata, 2013. p. 1-11.

HATAMURA, Y. Structure and expression of failure knowledge database: explanation of failure mandalas. Japan Science and Technology Agency, 2005. Disponível em: http://www.shippai.org/fkd/en/infen/mandara.html. Acesso em: 21 jun. 2020.

HERRERA-CUBIDES, J. F.; GAONA-GARCIA, P. A.; MONTENEGRO-MARIN, C. E.; SANCHEZ-ALONSO, S.; MARTIN-MONCUNILL, D. Abstraction of linked data's world. Visión Electrónica, Universidade Distrital Francisco Jose de Caldas, v. 13, n. 1, p. 57–74, 2019.

HORA, H. R. M.; MONTEIRO, G. T. R.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de Cronbach. Produto e Produção, v. 11, n. 2, p. 85-103, 2010.

INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION (IPMA). Individual competence baseline for project, programme & portfolio management. 4 ed. Zurich: IPMA, 2015.

JUGDEV, K.; WISHART, P. Mutual caring resolving habituation through awareness: Supporting Meaningful Learning From Projects. Project Management Journal, v. 45, n. 2, p. 66–82, 2014.

LEARNING RESOURCE METADATA INITIAVE (LRMITM). Dublin CoreTM Metadata Initiative. Disponível em: https://dublincore.org. Acesso em: 20 jun. 2020.

MARCONDES, C. H. Bibliotecas Digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2005. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1013. Acesso em: 25 set. 2020.

MARTINEZ, A. C. P. Gestão do conhecimento: gerenciamento das lições aprendidas em projetos de engenharia para a indústria de óleo e gás. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

OTLET, P. Tratado de documentação: o livro sobre o livro: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2018.

PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION OF JAPAN (PMAJ). A guidebook of program & project management for enterprise innovation. 3 ed. Tokyo: PMAJ, 2017.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUE (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 6 ed. Newton Square: PMI, 2017.

RAMOS JUNIOR, M. A. C. Elaboração de um método de registro de lições aprendidas baseado em ontologia e processamento semântico de acervos documentais textuais de projetos. Projeto de pesquisa (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

SACHAN, S.; AROURA, S.; PANDEY, S. Concept of learning organization: facilitators and flow of learning. Journal of Engineering Research and Applications, v. 6, n. 2, p. 42-47, 2016.

SARKAR, P.; CHAUDHURI, D. S. A study for developing measuring instrument of “organizational learning”. Journal of Management (JOM), v. 6, n. 1, p. 152-161, 2019.

SILVA, N. B. X.; NETO, J. A. S. P. A contribuição da ciência da informação para a gestão do conhecimento: um estudo teórico e prático. Biblios, n. 62, p. 76-88, 2016.

SOUZA, A. C.; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, n. 3, p. 649-659, 2017.

STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. Journal of Personality Assessment, v. 80, n. 3, p. 217-222, 2003.

VERONESE, G. Métodos para captura de lições aprendidas: em direção a uma melhoria contínua na gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 71-83, jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Ramos Junior, M. A. C., & Almeida, C. H. M. de. (2020). Uma proposta de metadados para o registro de lições aprendidas em projetos. Informação & Informação, 25(3), 212–238. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p212

Edição

Seção

Artigos