Uma proposta de metadados para o registro de lições aprendidas em projetos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p212Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Lição aprendida, Metadado, ProjetoResumo
Introdução: Lições aprendidas são fundamentais para aprimorar a gestão de projetos nas organizações, tornando seu registro uma atividade crucial para a efetiva gestão do conhecimento que deles se origina. Neste sentido, definir os metadados que favoreçam descrever com fidedignidade o contexto relativo a uma determinada lição aprendida é um fator chave de sucesso.
Objetivo: Definir um conjunto básico de metadados para registrar lições aprendidas em projetos.
Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos exploratórios, que utilizou procedimentos bibliográfico e documental além dos softwares Excel e R.
Resultados: Apuração de uma amostra estatisticamente representativa contendo 54 formulários de registro de lições aprendidas utilizados por organizações de natureza pública ou privada, nacionais ou internacionais e originárias de 11 países, totalizando 169 atributos, que foram analisados e consolidados em um conjunto de 29 atributos que, por fim, foram apresentados como metadados segundo as melhores práticas propostas pela Dublin CoreTM Metadata Iniative.
Conclusões: O conjunto de metadados proposto oferece uma estrutura básica de alta confiabilidade para registrar lições aprendidas, que, no entanto, carece do desenvolvimento prévio de habilidades e produtos para favorecer sua utilização. Desta forma, recomenda-se que cada organização que se utilize da gestão de projetos elabore e utilize procedimentos, vocabulários e taxonomias próprios, padronizando o registro de lições aprendidas para facilitar a busca e recuperação de informações relevantes – talvez a maneira mais indicada para enfatizar a importância das lições aprendidas nas organizações e destacar o cuidado a se ter ao registrá-las.
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