Biblioteconomia aplicada ao cuidado em saúde: experiência docente

Autores

  • Amanda Damasceno de Souza Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0001-6859-4333
  • Maurício Barcellos Almeida Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0002-4711-270X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p717

Palavras-chave:

Docência. Estágio docente. Formação bibliotecária. Biblioteconomia Clínica. Biblioteca médica

Resumo

Introdução: A atuação do bibliotecário em Medicina e áreas correlatas é uma realidade. A Biblioteca Hospitalar, por exemplo, é um campo de atuação promissor. Entretanto, ainda é necessário inserir o ensino da Biblioteconomia Clínica na graduação com disciplinas cujo enfoque seja a informação em saúde e as atividades pertinentes à Biblioteca Hospitalar. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo descrever experiência em docência universitária no curso de Biblioteconomia, de forma a fomentar a inserção desse tipo de especialidade nos currículos de graduação. Metodologia:  Descreve-se as etapas da experiência vivenciada por uma discente strictu senso no período de estágio docente em um Programa de Pós-Graduação da Ciência da Informação. A disciplina ministrada denominou-se “Biblioteconomia aplicada ao cuidado em Saúde”, e objetivava proporcionar a complementação do conhecimento na área de informação em saúde, possibilitando a atualização em temas relacionados a organização e recuperação da informação em saúde. Resultados: O relato descreveu as teorias ministradas em sala de aulas, as atividades práticas, avaliativas, visita técnica e palestras, bem como o planejamento de todo o arcabouço teórico-prático necessário. Conclusões: Como experiência docente, a disciplina possibilitou a vivência em todas as etapas primordiais na formação pedagógica; como experiência para os discentes de graduação, ampliou a possibilidade de atuação em campos promissores da como as Bibliotecas Hospitalares. Conclui-se que é essencial que a graduação em Biblioteconomia contemple disciplinas as quais os graduandos possam desenvolver competências para atender as necessidades de informação em saúde, as quais são muitas em tempos recentes.

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Biografia do Autor

Amanda Damasceno de Souza, Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Graduada em Biblioteconomia pela UFMG. Vice-Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Felício Rocho. Membro do grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL).

Maurício Barcellos Almeida, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da UFMG

Pós-doutorado – State University of New YorK
Pós-doutorado – Faculdade de Medicina, UFMG
Visiting Researcher Scholar – University of Arkansas for Medical Sciences

Bolsista de Produtividade – Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ)

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Souza, A. D. de, & Almeida, M. B. (2020). Biblioteconomia aplicada ao cuidado em saúde: experiência docente. Informação & Informação, 25(4), 717–732. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p717

Edição

Seção

Relatos de Experiência