Biblioteconomia aplicada ao cuidado em saúde: experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p717Palavras-chave:
Docência. Estágio docente. Formação bibliotecária. Biblioteconomia Clínica. Biblioteca médicaResumo
Introdução: A atuação do bibliotecário em Medicina e áreas correlatas é uma realidade. A Biblioteca Hospitalar, por exemplo, é um campo de atuação promissor. Entretanto, ainda é necessário inserir o ensino da Biblioteconomia Clínica na graduação com disciplinas cujo enfoque seja a informação em saúde e as atividades pertinentes à Biblioteca Hospitalar. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo descrever experiência em docência universitária no curso de Biblioteconomia, de forma a fomentar a inserção desse tipo de especialidade nos currículos de graduação. Metodologia: Descreve-se as etapas da experiência vivenciada por uma discente strictu senso no período de estágio docente em um Programa de Pós-Graduação da Ciência da Informação. A disciplina ministrada denominou-se “Biblioteconomia aplicada ao cuidado em Saúde”, e objetivava proporcionar a complementação do conhecimento na área de informação em saúde, possibilitando a atualização em temas relacionados a organização e recuperação da informação em saúde. Resultados: O relato descreveu as teorias ministradas em sala de aulas, as atividades práticas, avaliativas, visita técnica e palestras, bem como o planejamento de todo o arcabouço teórico-prático necessário. Conclusões: Como experiência docente, a disciplina possibilitou a vivência em todas as etapas primordiais na formação pedagógica; como experiência para os discentes de graduação, ampliou a possibilidade de atuação em campos promissores da como as Bibliotecas Hospitalares. Conclui-se que é essencial que a graduação em Biblioteconomia contemple disciplinas as quais os graduandos possam desenvolver competências para atender as necessidades de informação em saúde, as quais são muitas em tempos recentes.
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