Métodos de análise de assunto em fotografias: estudo no âmbito do ensino da representação da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p532Palavras-chave:
Fotografia, Análise de Assunto, Organização da Informação, Representação da Informação, ImagemResumo
Introdução: O documento fotográfico é considerado por seu valor histórico e por seus elementos próprios de realidade direta que são transmitidos pela sua sintaxe visual. Propõe-se a reflexão de como os métodos de análise de assunto em fotografias devem fazer parte da composição do ensino da representação nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Objetivo: É objetivo deste trabalho apresentar um panorama das principais orientações para a atribuição do valor do metadado de assunto no tratamento de fotografias, inserido ao âmbito do ensino na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Metodologia: O levantamento bibliográfico realizado abordou orientações acerca da representação de fotografias, subsidiando a natureza teórica, exploratória e qualitativa do trabalho. Resultados: Os resultados mostram que as características de assunto apresentam uma gama de possibilidades e que, mesmo assim, não retiram a subjetividade de uma imagem. Conclusões: Considera-se que a utilização dos instrumentos e orientações para o conteúdo aumenta a consistência dos metadados de assunto para os sistemas de localização, acesso, uso e reuso de fotografias, em bancos de dados, catálogos e outras formas de armazenamento imagético.
Downloads
Referências
______. RUBI, M. P.; FUJITA, M. S. L. Aplicabilidade de vocabulário controlado na análise documental de fotografias: uma prática possível. In: SOUZA, L. M. A.; FUJITA, M. S. L.; GRACIOSO, L. (Org.). A imagem em Ciência da Informação: reflexões teóricas e experiências práticas. Marília: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2014, p. 117-152.
CASTRO, C. A. A pesquisa discente nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v. 14, n.1, p.49-53, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v14n1/06.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2016.
COSTA, L. S. F. Uma contribuição da teoria literária para a análise de conteúdo de imagens publicitárias do fim do século XIX e primeira metade do século XX, contemplando aspectos da natureza brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
DAL'EVEDOVE, P. R.; FUJITA, M. S. L. O conhecimento profissional do catalogador de assunto sobre política de indexação em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 21-39, 2013. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/index>. Acesso em: 15 mai. 2016.
DALY, T. The fundamentals of digital photography. Londres: A&C Black, 2014.
FUJITA, M. S. L. (Org.) A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogodetalhe.asp?ctl_id=56>. Acesso em: 15 mai. 2016.
GIL, A. C. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HARPRING, P. Introduction to controlled vocabularies: terminology for art, architecture, and other cultural works. Los Angeles: Getty Publications, 2010.
HEARST, M. et al. Faceted metadada for image search and browsing. Berkeley: University of California, 2007.
KOSSOY, B. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê, 2001.
MAIMONE, G. D.; GRACIOSO, L. S. Representação temática de imagens: perspectivas metodológicas. Informação & Informação, Londrina, v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1760>. Acesso em: 15 mai. 2016.
MANINI, M. P. Análise documentária de imagens. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/index>. Acesso em: 15 mai. 2016.
PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.
RODRIGUES, R. C. Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, 2011.
SHATFORD, S. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Cataloging & Classification, v. 6, n. 3, p. 39-62, 1986.
SIMIONATO, A. C. Aspectos dos metadados de assunto na catalogação de fotografias. In: GUIMARÃES, J. A. C.; DODEBEI, V. (Org.). Organização do conhecimento e diversidade cultural. Marília: ISKO-Brasil; FUNDEPE, 2015, v. 1, p. 154-162.
______. Representação, acesso, uso e reuso da imagem digital. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012.
SMIT, J. W. A análise da imagem: um primeiro plano. In: SMIT, J. W. (Org.) Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1989.
______. A representação da imagem. Informare: cadernos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 2, p. 28-36, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.