A questão do direito à privacidade no Facebook: um estudo à luz da ética da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p462Palavras-chave:
Privacidade, Ética da informação, Redes sociais, Liberdade, Cultura digitalResumo
Introdução: No contexto de um mundo crescentemente conectado e compartilhado, marcado pela valorização da transparência em detrimento das ações de privacidade de dados pessoais no ambiente digital, nos deparamos com a problemática da efetividade do direito à privacidade no ciberespaço. Objetivo: Esse estudo busca investigar a questão do direito à privacidade na realidade da rede social Facebook para refletir a vivência da democracia no ciberespaço a partir de uma abordagem empírica. Metodologia: A pesquisa consiste em um estudo de caso. Os dados que compõem o seu corpus foram coletados a partir de um questionário auto-administrado de foco quali-quantitativo. Os resultados do estudo são analisados e discutidos à luz da ética da informação. Resultados: As redes sociais possuem ampla liberdade de acesso aos dados pessoais dos internautas, em troca da intensa investigação do comportamento e informação pessoal de seus usuários. A investigação de dados pessoais ocorre também entre os indivíduos, não partindo somente das empresas digitais, em um contexto de uma cultura digital de “transparência”, um produto da sociedade de controle. Conclusões: Considera que a personalização de conteúdos operacionalizada pelas empresas digitais em troca da ampla liberdade de acesso aos dados pessoais de seus usuários ameaça os princípios de autonomia e liberdade no ciberespaço. A investigação de dados pessoais ocorre também entre os indivíduos, como um reflexo da atual “cultura de transparência”.Downloads
Referências
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