Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p211

Palavras-chave:

Educação, Educação Empreendedora, Inovação, Modelos de Ensino

Resumo

Introdução: Os tempos modernos exigem da sociedade uma nova postura, novas atitudes, uma nova forma de pensar e ver o mundo. Faz-se necessário assim que a Educação, fundamento para construção de uma sociedade, mais uma vez se reinvente, inove e se adeque as demandas que o processo do desenvolvimento humano requer. Objetivo: Ressaltar a importância da Inovação e do Empreendedorismo como ferramentas para o desenvolvimento de novos modelos de ensino/aprendizagem para que haja uma educação que atenda as novas demandas sociais. Metodologia: O artigo foi estruturado a partir de uma Pesquisa Bibliográfica sobre teorias e modelos de ensino/aprendizagem através de uma leitura analítica, capaz de identificar as características para a realização efetiva do empreendedorismo na educação de forma inovadora. Resultados: Os modelos de educação estão em processo constante de evolução, a adoção de boas práticas e novos recursos que possam auxiliar no ensino-aprendizagem como agente motivador do empreendedorismo na educação através da inovação é uma realidade a ser revista pela sociedade como um todo. Conclusões: Espera-se que este estudo seja uma importante ferramenta para mudanças comportamentais e/ou econômicas, com o objetivo de tornar bem-sucedidos os resultados para todas as partes envolvidas na tentativa de corroborar com o ecossistema do empreendedorismo através da multiplicação contínua e crescente do conhecimento.

Biografia do Autor

Helen Kelle dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Aluna especial no Mestrado GESTEC, pesquisadora do CNPq no Programa Agente Local de Inovação - ALI no SEBRAE/BA, especialista em Gestão de Finanças e Controladoria pela Unigrad/FG (2014), graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Guanambi (2011).

Leandro Cordeiro Pereira de Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pesquisador CNPq no programa Agentes Locais de Inovação, Sebrae-Ba, graduado em Administração pela Universidade Salvador (2013), com formação em Auditoria (Auditor Líder) para certificações em ISO.

Marla Miranda Loiola Dore Carvalho, UNEB

Aluna especial do Mestrado em Tecnologias para Educação -GESTEC. Esp. em Sistemas Distribuídos pela UFBA. Bela. em Informática pela UCSAL.

Hugo Saba Pereira Cardoso, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA\LNCC\UNEB\UEFS|UFABC\IFET\SENAI-CIMATEC no projeto de pesquisa Mobi (Modelo de Ontologia baseado em Instâncias). É, também, mestre em Informática pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professor Adjunto da UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Atualmente atua como Gerente de Pesquisa da UNEB.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Costa, H. K. dos S., Lima, L. C. P. de, Carvalho, M. M. L. D., Cardoso, H. S. P., & Jorge, E. M. de F. (2017). Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. Informação & Informação, 22(3), 211–233. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p211

Edição

Seção

Artigos